Super banner

Cuidados com caixa d´água no período chuvoso garantem qualidade da água

Cuidados com caixa d´água no período chuvoso garantem qualidade da água

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é responsável pela água que chega até o padrão dos imóveis. Para garantir a qualidade da água, a rede laboratorial da empresa realiza mensalmente mais de um milhão de análises antes, durante e depois do processo de tratamento para detectar qualquer tipo de sabor, odor, substância química ou microorganismo prejudicial à saúde.

A caixa d´água é necessária para reserva de água no caso de uma eventualidade qualquer, como, por exemplo, nos dias em que a Copasa estiver executando algum serviço de manutenção e precise desligar temporariamente a rede de abastecimento, e também, para os momentos de maior consumo no imóvel.

Mas não basta ter um reservatório. Para preservar a qualidade da água que chega até o padrão e vai até a torneira do imóvel é preciso alguns cuidados com as instalações hidráulicas e com a caixa d´água para evitar algum tipo de contaminação.

Esses cuidados são: revisar as canalizações periodicamente, lavar a caixa d´água de seis em seis meses, não deixar que ela fique destampada, principalmente durante o período de chuva, para que não entre nenhum inseto ou animal, se a caixa é subterrânea é preciso que ela esteja protegida contra as águas de enxurradas ou de esgotos e fossas e estar fora do alcance de crianças.

Como lavar a caixa d´água

1- Esvazie a caixa;

2- Escove bem as paredes e o fundo. Não use escova de aço;

3- Lave bem a caixa com jatos fortes de água

4- Num balde limpo, faça uma mistura de um litro de água sanitária e cinco litros de água pura;

5- Com uma broxa ou pano espalhe a mistura no fundo e nas paredes da caixa

6- Espere meia hora, para que a solução de água sanitária possa agir, desinfetando a caixa;

7- Lave novamente a caixa com um jato forte de água pura. É importante deixar a água escorrer. A caixa deve ficar vazia;

8- Agora, é só encher a caixa. Dentro de seis meses, repita a operação.

Manter a caixa d´água limpa é manter a qualidade da água que a Copasa leva até o padrão de sua casa.

Notícias relacionadas