Super banner

Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 02/10/2018

Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 02/10/2018

A reunião ordinária desta terça-feira (2) abriu os encontros do mês de outubro da Câmara Municipal de Araxá. O Teatro Municipal está sediando as sessões enquanto a sede do Legislativo passa por melhorias.

A Mesa Diretora apresentou, e todos os vereadores presentes assinaram, um requerimento solicitando que a Prefeitura de Araxá repasse à Associação dos Estudantes de Araxá (AEA) o valor aprovado pelo plenário referente ao convênio firmado com a entidade no valor de R$ 744.100.

A principal atividade da associação é o transporte diário para estudantes universitários de Araxá para Uberaba.  A AEA conta hoje com 360 membros e com o serviço de seis ônibus e duas vans. Há seis meses a instituição está sem repasses e hoje opera com uma dívida de cerca de R$ 400 mil, correndo o risco de uma paralisação das empresas prestadoras de serviço por falta de pagamento. Alguns vereadores que usaram a tribuna comentaram a necessidade do repasse urgente da verba.

Os seguintes vereadores discursaram durante o Grande Expediente: Raphael Rios (SD), Robson Magela (PRB), Bosco Júnior (AV), Ceará (PMB) e Luiz Carlos Bittencourt (Pode).

Raphael Rios

O vereador Raphael abriu seu pronunciamento relatando que também foi procurado pelos alunos que moram em Araxá e estudam em Uberaba. Ele lembrou que conhece a realidade desses estudantes, pois cursou Jornalismo no município vizinho, utilizando o transporte diário. Raphael foi um dos vereadores que solicitou agilidade para repasse da verba à AEA.

O 1º Festival de Turismo Viva Araxá foi outro tema abordado pelo vereador, que destacou as belezas da cidade e todas as opções que ela oferece aos turistas. Na sua opinião, o trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas está ligado à atuação de outros setores da administração como o rural, cultural e de esportes.

Raphael afirmou que a implantação recente do Observatório do Turismo, que traça o perfil do público que visita Araxá, vai ajudar a profissionalizar ainda mais o setor.

O vereador aproveitou para cobrar a implantação das medidas propostas no Plano de Governo da atual gestão, com o objetivo de desenvolver o turismo como fonte de renda para Araxá.

– Projeto de Lei – Declara de Utilidade Pública Municipal à Associação Desportiva Triathlon Araxá.

 

– Moção de Congratulações – À Padaria Central que comemora 30 anos de atuação em Araxá sob direção da Família Teixeira.

Robson Magela

O desemprego em Araxá foi o principal tema comentado por Robson Magela. Ele afirmou que a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) contribuiu para o aumento do número de desempregados em Araxá ao dispensar os serviços de uma empresa terceirizada da cidade que teve que demitir 250 funcionários. O vereador acredita que a mineradora deve priorizar a contratação de serviços de empresas da cidade para evitar o crescimento do desemprego, a redução da arrecadação e a queda de movimento no comércio.

O vereador finalizou apresentando diversos requerimentos elaborados após visita de seu Gabinete Itinerante aos bairros Max Neumann 1 e 2. A iniciativa visita setores da cidade no último final de semana de cada mês, com o objetivo de ouvir e cobrar as demandas da comunidade.

– Indicação – Que a Vera Cruz estenda o itinerário do ônibus que atende o bairro Max Neumann 1 até o Max Neumann 2.

– Indicação – Que a Polícia Militar intensifique o policiamento nos horários de saída dos alunos da Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite, no bairro Max Neumann 1.

– Indicação – Que a Prefeitura Municipal de Araxá realize a limpeza no trecho final da rua Benedito Rezende, no bairro Fertiza, e realize a pavimentação asfáltica no local.

– Indicação – Instalação de placas de identificação em todas as ruas do bairro Max Neumann 2.

– Indicação – Construção de um campo de futebol na área existente ao lado do posto policial do bairro Max Neumann 1.

– Indicação – Continuidade da construção da Unidade Básica de Saúde no bairro Max Neumann 1 para proporcionar atendimento médico aos moradores.

– Indicação – Construção de uma praça na área institucional em frente ao posto policial do bairro Max Neumann 1 e instalação de aparelhos de exercícios físicos.

– Indicação – Que seja providenciada a implantação da sinalização de trânsito nos bairros Max Neumann 1 e 2.

Indicação – Que a Prefeitura Municipal de Araxá esclareça por que o posto policial construído ao lado do ginásio poliesportivo Rymer Duarte, no bairro Max Neumann 1, ainda não em funcionamento.

– Indicação – Estudo para instalar uma câmera de videomonitoramento na rotatória na entrada do bairro Max Neumann 1.

– Moção de Congratulações – Ao grupo Araxá Dance Company e aos dançarinos Matheus Laudelino e Victória Fernanda Morais, que participaram, entre os dias 26 e 30 de setembro, em Aracaju, no Estado de Sergipe, do 17º Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, conquistando medalhas de ouro.

Bosco Júnior

O vereador Bosco Júnior também destacou a realização do 1º Festival de Turismo de Araxá, que ocorreu entre os dias 25 e 30 de setembro, comemorando a Semana Municipal do Turismo. O festival foi uma parceria entre o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Prefeitura de Araxá e o Trade Turístico, com o objetivo de mostrar aos araxaenses os atrativos da cidade e iniciar a retomada do setor.

Ainda comentando sobre o desenvolvimento do turismo, o vereador mencionou a necessidade da retomada dos campeonatos de voo livre no Horizonte Perdido e falou sobre possíveis melhorias nos incentivos para realização dos campeonatos de mountain bike.

– Moção de Congratulações – À escritora, jornalista e documentarista Daniella Zupo, pelo lançamento do livro “Web-Séries: “Amanhã: Hoje é Ontem”, amplamente divulgado na imprensa nacional e em veículos internacionais. O lançamento abriu a programação oficial do Festival Literário de Araxá 2017 (Fliaraxá) e figurou na lista dos três livros mais vendidos durante o evento.

Ceará

Em sua fala, Ceará também destacou a situação dos universitários da Associação dos Estudantes de Araxá (AEA), que se deslocam diariamente para Uberaba. Ele lembrou que as empresas que prestam o serviço de transporte também precisam receber. Diante da situação, ele pediu ao Executivo que agilize a liberação da verba prevista pelo convênio.

Valdez também falou sobre o desemprego em Araxá e comentou a situação de algumas empresas antigas que fecharam as portas recentemente. Outro tema abordado por ele foi a condição das vias da cidade, que se encontram esburacadas. Segundo afirmou o vereador, algumas ruas estão intransitáveis.

Ceará fez a leitura de um relato de um paciente que disse ter ficado das 10h40 até as 18h30 aguardando atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Diante do depoimento, o vereador declarou que não entende como uma cidade rica pode oferecer serviços de saúde que não funcionam com eficiência.

Finalizando sua participação, Ceará apresentou um ofício em que a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania responde à solicitação de instalação de redutor de velocidade na rua Sá Caetano, no bairro Abolição. O documento afirma que a topografia do local não permite a instalação do equipamento sugerido pelo vereador.

Luiz Carlos Bittencourt

O vereador Luiz Carlos encerrou os trabalhos do Grande Expediente apresentando um Projeto de Lei que Institui a Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama e Colo do Útero, na semana do dia 19 de outubro, Dia Internacional de Prevenção ao Câncer de Mama.

O projeto propõe o desenvolvimento de atividades como campanha educativa, orientações e exames para a prevenção e detecção, palestras e oficinas para mastectomizadas, campanha de doação de lenços e perucas e iluminação rosa no prédio da Câmara durante toda a semana.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico do câncer em fase inicial, disseminar informações sobre os fatores de risco, desmistificar conceitos em relação à doença e desenvolver atividades educativas junto à população.

– Indicação – Iluminação do prédio da Câmara Municipal de Araxá na cor rosa, no próximo dia 19 de outubro, Dia Internacional de Prevenção ao Câncer de Mama.

– Indicação – Ao Setor de Vigilância Epidemiológica, informações sobre o trabalho desenvolvido pelo setor no controle de escorpiões na cidade.

Moção de Congratulações – À presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Acia, Kátia Marques Tannús, pelo lançamento da Campanha Outubro Rosa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *