Super banner
Super banner

Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 09/10/2018

Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 09/10/2018

Na abertura da reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá desta terça-feira (9), o presidente da Casa, Fabiano Santos Cunha anunciou a convocação de uma reunião extraordinária para a próxima segunda-feira (15), no Teatro Municipal, às 14 horas. Nela, serão apreciados dois Projetos de Resolução da Mesa Diretora – Instituição do Código de Ética Parlamentar e atualização do Regimento Interno.

Fizeram o uso da tribuna os vereadores Fernanda Castelha (PSL), Hudson Fiuza (PSL), Edinho Souza (PTB) e Emílio de Paula Castilho (PR).

Fernanda Castelha

Primeira oradora da tarde, a vereadora Fernanda Castelha comentou as multas aplicadas pela Prefeitura de Araxá aos proprietários de terrenos que necessitam de limpeza e capina.  Na opinião dela, a administração pune os cidadãos, mas não cuida de seus próprios espaços.

A vereadora relatou que recebeu uma multa do Poder Público, por falta de capina na calçada de sua chácara, no entanto, a foto que consta na notificação é de um terreno ao lado de sua propriedade, que pertence ao próprio Executivo.

No ano passado a Casa Legislativa aprovou um projeto de autoria da vereadora definindo o 4 de outubro como Dia Municipal de Conscientização à Proteção Animal. A data seria comemorada com ações nas escolas, mas, segundo ela, dois dias antes do agendamento a Secretaria Municipal de Educação cancelou o evento.

Com o imprevisto, seu gabinete realizou uma feira de adoção de cães, que aconteceu ao longo da tarde do dia 4 de outubro, no estacionamento de um supermercado da cidade. As crianças que visitaram a feira receberam uma cartilha educativa e interagiram com os cães.

– Moção de Congratulações – Ao deputado estadual Bosco pela sua reeleição para o terceiro mandato. (Em nome do vereador Fárley Pereira de Aquino).

– Indicação – Que sejam feitos serviços de capina, retirada do mato e limpeza do lote e da calçada na rua Gerardo da Silva Melo, na altura do número 285, no bairro Bela Vista.

– Indicação – Recapeamento asfáltico na rua Brígido de Melo Filho, no bairro Bom Jesus, em toda sua extensão, na rua Perdizes, ao lado do Cemitério das Paineiras; na rua Marechal Deodoro, próximo ao Posto Rio Branco, na Vila Jardim; e na alameda Aconcágua, cruzamento com Joaquim Rodrigues Silva, no bairro Guilhermina Vieira Chaer.

– Indicação – Estudo para instalação de travessia elevada na rua Brígido de Melo Filho, bairro Bom Jesus, na altura do número 559.

– Indicação – Que seja feita a manutenção e limpeza dos bueiros da rua Perdizes, na esquina com rua Cassiano Lemos, ao lado do Cemitério das Paineiras.

– Indicação – Limpeza da calçada e recolhimento de lixo na rua Perdizes, entre as ruas Cassiano Lemos e Consolação, na Vila Jardim.

– Indicação – Construção de área de lazer ou parque no terreno que fica entre a avenida Benedito de Castro e Rua Joana D’Arc Gonçalves, no bairro Abolição.

Hudson Fiuza

O vereador Hudson Fiuza apresentou diversas indicações sobre trânsito, recapeamento e operação tapa-buracos. Ele também enviou um documento sugerindo a instalação de placas de energia solar fotovoltaica em prédios públicos e escolas municipais. Hudson justificou que esse tipo de energia é mais econômica e ecologicamente correta.

O investimento na implantação das placas se paga com a economia, tornando-se viável a longo prazo. Na opinião do vereador, essa seria uma forma da cidade contribuir para um planeta mais sustentável e reduzir a conta de energia do município.

– Indicação – Recapeamento asfáltico em todas as ruas do bairro Novo Santo Antônio.

– Indicação – Estudo para implantar passagem elevada de pedestres nas duas pistas da avenida Divino Alves Ferreira, próximo ao número 195.

– Indicação – Refazer a passagem elevada de pedestres nas duas pistas da avenida Dâmaso Drummond, próximo à escadaria do Parque Cristo.

– Indicação – Recapeamento em toda extensão da rua Tupi, no bairro Santo Antônio.

– Indicação – Estudo para implantação de passagem elevada de pedestres na avenida Wilson Borges, próximo ao número 355.

– Indicação – Operação tapa-buracos na rotatória próxima à  2ª Companhia do Corpo de Bombeiros.

Edinho Souza 

Edinho Souza abriu seu pronuncimento destacando a entrega das cestas básicas arrecadas pelo 17º 100 Destino Motofest. Ao todo, foram angariados mais de 4,5 toneladas de alimentos, que foram entregues para 20 entidades da cidade. Este ano o evento não teve apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), assim como outras festividades tradicionais, lembrou o vereador, que pediu que a empresa reconsidere patrocinar esse tipo de iniciativa.

Outro evento destacado foi a 10ª Integração Criança, realizado pela TV Integração, no dia 6 de outubro, no Sesc. A comemoração ofereceu atividades de entretenimento, cultura, esporte, emissão de documentos pessoais, oficinas, distribuição de brinquedos, atrações de música, dança e circo.

O Dia do Idoso foi comemorado em 1º de outubro e também foi lembrado por Edinho. Ele comentou as iniciativas propostas por projeto de sua autoria “Vereador Amigo do Idoso”. Durante a semana que celebrou a data, Edinho e sua equipe visitaram escolas, entidades e Programas de Estratégias de Saúde da Família. Durante os encontros foram distribuídas cartilhas e esclarecidas dúvidas sobre os direitos dos idosos.

Ele finalizou afirmando que em breve apresentará outros projetos com o objetivo de oferecer boas condições a melhor idade.

Emílio de Paula Castilho

O vereador Emílio falou sobre as obras para melhoria da mobilidade urbana em Araxá. Na última quinta-feira (4) foram assinadas autorizações de abertura dos processos licitatórios para execução da segunda etapa da duplicação da Avenida Hítalo Ros e construção do viaduto da rua Uberaba. Esse foi o primeiro despacho assinado na nova sede do Gabinete do Poder Executivo, no Centro Administrativo.

Emílio também informou que a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social vai regularizar terrenos doados em gestões anteriores, em alguns bairros da cidade, através da entrega de escrituras. A oficialização dos terrenos vai acabar com a incerteza e insegurança de 101 famílias, que serão comunicadas pela pasta.

Emílio também comunicou que no último domingo (7) três novas seções eleitorais foram instaladas em Araxá. Ele fez essa solicitação no ano passado à Justiça Eleitoral. Emílio explicou que seu pedido foi devido ao crescimento da cidade e para atender aos eleitores de bairros mais distantes, como o Pão de Açúcar 4 e Max Neumann.

– Indicação – Estudo para colocação de faixa de pedestres em frente ao Colégio Atena, na rua Calimério Guimarães, Centro.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x