Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 28/08/2018

Destaques da reunião ordinária da Câmara Municipal – 28/08/2018

A Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Araxá foi realizada novamente no Teatro Municipal, nessa terça (28). O local está recebendo os encontros enquanto a sede do Legislativo passa por melhorias. O Presidente, Fabiano Santos Cunha (PRB), aproveitou para lembrar que as obras do prédio estão seguindo conforme o cronograma previsto.

Fabiano fez a leitura de uma Moção de Pesar, apresentada em nome da Mesa Diretora, aos familiares de Marília Aguiar de Oliveira, que faleceu no dia 27 de agosto de 2018.

Durante a Reunião Ordinária usaram a tribuna os vereadores: Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato – SD), Edinho Souza (PTB), Emílio de Paula Castilho (PR), Fárley Pereira de Aquino (DEM) e Hudson Fiuza (PSL).

Roberto do Sindicato 

O Vereador Roberto do Sindicato abriu os trabalhos da tarde comentando a falta de respostas dos requerimentos apresentados pelos vereadores, por parte do Executivo. Ele destacou que as indicações “são repetidas a exaustão, até serem finalmente atendidas”. Roberto lembrou que as demandas são apresentadas em nome de toda a comunidade.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para reparação de danos ambientais no Complexo Barreiro, foi outro assunto comentado por Roberto. Perícias detectaram alto índice de bário nos lençóis hídricos do local. Segundo o Parlamentar, essa contaminação pode gerar consequências para os moradores do Complexo, que consumiram água contaminada por um longo período. Na opinião dele, os moradores também precisam ser ressarcidos por esses danos.

Roberto comentou novamente os problemas enfrentados pelo CEMEI Vovó Sérgia. Os funcionários estão com três meses de salários atrasados e a entidade também deve o INSS. O Parlamentar pediu apoio para que a instituição possa sanar essas dívidas, antes que seja necessário encerrar as atividades.

Indicação – Divisória de concreto na Rua Manoel dos Santos com Avenida Aracely de Paula, nos mesmos moldes do que foi feito na Rua Consolação com Rua Perdizes.

Edinho Souza

O Vereador Edinho fez um resumo comentando as ações e Projetos que está desenvolvendo em benefício dos idosos, através do programa “Vereador amigo do idoso”. Ele também destacou que 16 entidades receberam repasse do Executivo, de cerca de 6 milhões de reais, para serem investidos em Projetos voltados para a melhor idade. Edinho citou a lista das instituições beneficiadas com os respectivos valores recebidos.

O Parlamentar apresentou indicação sugerindo a implantação do Cartão do Idoso no transporte coletivo de Araxá. O objetivo da iniciativa é facilitar o embarque, permitindo que eles tenham acesso à parte traseira do veículo, proporcionando mais liberdade e conforto.

Os idosos continuariam entrando pela porta da frente e utilizariam o cartão prioridade no leitor da catraca, onde também seria feito o reconhecimento biométrico. Portanto, a passagem seria liberada sem cobrança de tarifa e sem necessidade de apresentação do RG.

Indicação – Estudo para instalar um braço de iluminação com lâmpada em LED, no Poste da Rua Rene Teixeira, na Vila Rica, em frente a Associação dos Aposentados de Pensionistas de Araxá.

Emílio de Paula Castilho

O Vereador Emílio comentou a realização do Bem Social, evento efetivado por seu gabinete, em parceria com a Casa da Sopa São Benedito. A 4ª Edição do Projeto ocorreu no dia 25 de agosto, no Campo do Vila Nova. Na oportunidade foram distribuídas mais de 5 mil peças de roupas e sapatos, realizados mais de 200 atendimentos diversos à comunidade,  56 exames e 45 consultas oftalmológicas, oferecidas em parceria com o Lions Clube.  A expectativa é que a próxima edição seja realizada no mês de novembro.

A Saúde foi outro tema citado por Emílio. Ele lembrou que a Unidade Pronto Atendimento (UPA) foi construída após ser verificada a estrutura inadequada do antigo Pronto Atendimento Municipal (PAM). Ele também destacou a inauguração de Escolas e Ginásios e esclareceu que as novas máquinas adquiridas pela Prefeitura já estão trabalhando para melhorar as condições das estradas vicinais da cidade.

Emílio visitou algumas ruas que já foram temas de indicações apresentadas por ele, e que solicitavam melhorias no trânsito. A visita foi acompanhada pela Assessoria de Trânsito de Araxá (Asttran). Na ocasião, o vereador verificou que algumas indicações foram atendidas e outras estão sendo analisadas.

Indicação – Estudo para instalar redutor de velocidade na Rua Antônio Pereira Valor, na altura do número 180 B, Portal do Camburí.

Moção de Congratulações – Aos professores, alunos, coordenadores e reitoria, do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), pela participação na edição 2018 do Projeto Rondon – Operação Palmares, no estado de Alagoas.

Fárley Pereira de Aquino 

Penúltimo orador da Reunião, o Vereador Fárley apresentou indicações sobre trânsito e serviços urbanos.

Uma das solicitações mais comentadas pelo Parlamentar foi a da realização de um estudo para municipalização da Avenida Geraldo Porfírio Botelho, via que dá acesso ao Complexo do Barreiro. Em sua justificativa Fárley explicou que a municipalização do trânsito dessa importante via facilitaria a solução de questões relacionadas aos pedestres, circulação, estacionamento e parada de veículos no local, que fica próximo de pontos importantes para o turismo na cidade.

Indicação – Liberação das duas vagas exclusivas da Polícia Civil no estacionamento em frente ao Shopping Boulevard Garden Araxá, para que sejam livres nos horários noturnos, finais de semana e feriados, para toda a população.

Indicação – Estudo para implantar passagem elevada na Avenida Wilson Borges, em frente ao número 325.

Indicação – Estudo para a retirada de ponto de ônibus na Avenida Imbiara, em frente ao número 187.

Indicação – Sinalização horizontal e vertical nas ruas João Pereira de Rezende e José Pereira Valle, no Bairro Novo Santo Antônio.

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson Fiuza encerrou o Grande Expediente da última Reunião Ordinária do mês de agosto. Ele apresentou indicações solicitando recapeamento em diversas vias dos Bairros Pedro Pezzuti, Mangabeiras e Jardim das Primaveras.

O trânsito foi outro assunto amplamente comentado por Hudson em tribuna. Uma das principais indicações apresentadas solicita revitalização da pintura das faixas de pedestres, redutores de velocidades e faixas elevadas de pedestres de toda Cidade.

Indicação – Recapeamento asfáltico nas seguintes ruas do Bairro Pedro Pezzuti:- Rua Lazaro Ferreira dos Santos, Rua João Evangelista dos Santos e Rua Evaristo Silva.

Indicação – Que se faça a revitalização do canteiro central da Avenida Joaquim Porfírio Botelho no Bairro Santo Antônio, no trecho compreendido entre as Avenidas Terêncio Pereira e Cassiano de Paula Nascimento, próximo a Escola Estadual Pio XII.

Indicação – Revitalização de Sinalização Horizontal e colocação de placas de Sinalização Vertical em todas as ruas do Bairro Mangabeiras.

Indicação – Estudo no sentido de implantar redutor de velocidade na Rua Dorvalina Pereira de Melo com a Rua Santo Antônio, próximo à Igreja Mãe Rainha no Bairro Novo Santo Antônio.

Indicação – Recapeamento asfáltico nas seguintes ruas dos Bairros Mangabeiras e Jardim das Primaveras: Rua Maria de Lourdes Mendes Paula, Rua Amador Carneiro de Melo, Rua Idélcio José Rufino, Rua Guimarães Rosa.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Araxá

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *