Super banner

Dia D da Saúde: Prefeitura realiza blitz educativa contra o mosquito Aedes aegypti e DST/AIDS

Dia D da Saúde: Prefeitura realiza blitz educativa contra o mosquito Aedes aegypti e DST/AIDS

O melhor caminho é a prevenção. Esse pensamento foi transmitido para pedestres e motoristas que estavam passando pela avenida Antônio Carlos e pelo calçadão da rua Presidente Olegário Maciel na manhã de sexta passada (30). A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma mobilização social, o Dia D em combate ao mosquito Aedes aegpyti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela, e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids).

Essa atividade faz parte da Semana Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, que contou também com o Bota Fora da Dengue nas casas dos bairros João Bosco Teixeira, Villa Verde, Villa Mayor, Jardim Natália e Cincinato de Ávila, recolhendo cinco toneladas de entulhos acumulados.

Edna Márcia dos Santos Alves, educadora ambiental, relata a participação maciça da comunidade no ano todo em ações de prevenção promovidas pelo governo municipal.

“Temos observado que a população está sendo receptiva com o trabalho da Secretaria de Saúde recebendo os panfletos das DSTs/AIDS e das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegpyti. Todos estão bem informados e conscientes do papel de cada um”, comenta a educadora ambiental.

Durante a blitz educativa, servidores estavam fantasiados de mosquito Aedes e preservativo no calçadão da rua Presidente Olegário Maciel alertando a necessidade de se prevenir. O que chamou a atenção foi o alto número de idosos que estiveram presentes para fazer o teste rápido de HIV, como no caso de Belchior Édson Silva. “Fiz o exame e deu tudo certo. Temos sempre que cuidar e estar em dia com a nossa saúde”, observa o aposentado de 69 anos.

Esses exames estão sempre disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), coordenado pela enfermeira Roberta Duarte Silva. “O HIV/Aids não escolhe idade, nem cara e nem cor. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para prevenção”, completa a coordenadora.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *