Super banner

Dia de Cooperar 2011 beneficia Casa de Acolhimento São Francisco de Assis

Dia de Cooperar 2011 beneficia Casa de Acolhimento São Francisco de Assis

Dia de Cooperar 2011 beneficia Casa de Acolhimento São Francisco de Assis 1

Da Redação – Os associados e colaboradores da Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), Cooperativa de Crédito Rural da Região de Araxá (Sicoob Crediara), Cooperativa Integral de Desenvolvimento do Planalto de Araxá (Coind) e a Cooperativa de Profissionais com Formação Técnica ou Superior (Cooperar) vão promover a 3ª edição do Dia de Cooperar (Dia C) com a Casa de Acolhimento São Francisco de Assis. O evento, que terá seu grande momento no próximo dia 3 de setembro, já entrou para o calendário do cooperativismo mineiro e tem o objetivo de potencializar a prática de ações voluntárias no segmento.

A Casa de Acolhimento São Francisco de Assis (Casfa) é uma instituição constituída há 11 anos, 14 de fevereiro de 2000, pelo grupo de jovens da igreja Matriz de São José. A entidade tem como objetivo acolher pessoas desabrigadas e dependentes químicos que queiram uma mudança de vida, dando moradia, alimentação, assistência médica, via Sistema Único de Saúde (SUS) e assistência espiritual. Mantida através de doação da comunidade, a Casa realiza suas atividades através do trabalho voluntário de algumas pessoas e tem capacidade para atender até 25 internos em regime de moradia.

Em 2007, foi iniciada a construção de uma nova sede em um terreno doado pela Prefeitura de Araxá, av. Dr. Atílio Colombo, 990, bairro Salamão Drummond, mas a falta de recursos impediu a conclusão da obra.  A intenção é dobrar a capacidade de atendimento, atendendo 25 pacientes em regime interno e outros 25 no período diurno, todos do sexo masculino, além de contar com estrutura para diversos trabalhos de reabilitação e com outras pessoas da comunidade.

Dia de Cooperar 2011 beneficia Casa de Acolhimento São Francisco de Assis 2

Atualmente, a entidade necessita de doações de material de construção, gêneros alimentícios (arroz, feijão, café, açúcar, óleo, material de higiene e produtos de limpeza, além de equipamentos necessários para um melhor atendimento ao interno (esteiras, escada fisioterapêutica, colchonetes, dentre outros).

De acordo com o assessor de Comunicação da Capal, Edmilson José, a proposta é fazer um Dia C diferente. “Queremos realizar uma ação que promova atividades pontuais. Estamos pensando em ações importantes, que promovam realmente o cooperativismo de uma forma contínua. A Casa de Acolhimento São Francisco de Assis é uma entidade séria que realiza um belo trabalho com pessoas (homens) com histórico de dependência química, álcool e drogas, através do acolhimento e envolvimento em atividades que promovam a inserção social. Neste ano, o nosso Dia C será com essa entidade. Vamos fazer uma campanha para arrecadar alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal que serão entregues no próximo dia 3 de setembro. É extremamente importante a participação e o envolvimento de todos, diretoria, associados e colaboradores Os pontos de arrecadação serão montados na Matriz, Fábrica de Rações e as duas agências da Sicoob Crediara.”

144 mil beneficiados em MG

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram do Dia C de 2010 promovido pela Capal, Sicoob Crediara, Coind e Cooperar, em Araxá. O evento contou com atividades de lazer e recreação para crianças, biblioteca móvel, dicas de saúde, orientações jurídicas, limpeza e plantio na matinha do bairro João Bosco Teixeira.

No ano passado, mais de 15 mil voluntários integraram a corrente do bem proposto pelo Sistema Ocemg/Sescoop-MG e o número de pessoas beneficiadas em todo o Estado foi superior a 144 mil.</p>

Notícias relacionadas