Super banner
Super banner

Disque Direitos Humanos comemora 12 anos com mais de 85 mil atendimentos

Disque Direitos Humanos comemora 12 anos com mais de 85 mil atendimentos

Disque Direitos Humanos

Da Redação – O Disque Direitos Humanos (0800-031-1119) completou em fevereiro 12 anos de atuação em Minas Gerais, com mais de 85 mil atendimentos. As denúncias são sobre diversos temas, como criança e adolescente, idoso, mulher e pessoa com deficiência. Os usuários buscam, também, orientações relacionadas à garantia dos diretos humanos. A média é superior a sete mil por ano.

Coordenador do Disque desde 2004, Jorge Noronha explica que o serviço teve um crescimento significativo a partir da intensificação das campanhas de combate aos crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. “O Disque evoluiu consideravelmente quando o Governo de Minas intensificou as campanhas. O serviço cresceu muito em razão de as pessoas terem tomado conhecimento da importância de se denunciar e que poderiam contar com esse serviço”, explica.

E o balanço geral desses 12 anos (2000 a 2012) mostra que as violações dos direitos das crianças e adolescentes são disparadas as mais denunciadas por meio do 0800-031-1119. Foram 18.801 denúncias de crimes, como violência sexual, negligência e abandono, violência psicológica, entre outros.

A população também recorreu ao Disque Direitos Humanos para denunciar os crimes contra idosos, segundo na lista, com 3.317 relatos. Em seguida, aparecem os crimes contra pessoas com deficiência, com 1.105 denúncias. Crimes contra a mulher e contra o meio ambiente estão na sequência, com 446 e 436 relatos, respectivamente.

Jorge Noronha ressalta que o serviço não se limita a receber relatos de violações mais conhecidas pela população. “O Disque Direitos Humanos não recebe somente essas ligações (contra crianças e adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com deficiência). Recebemos denúncias de racismo, questões de gênero, da área educacional, meio ambiente, entre outras”, exemplificou.

Sigilo

O serviço é sigiloso, gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Para que a denúncia seja apurada com mais agilidade e as providências tomadas, o denunciante precisa fornecer informações básicas: identificar a vítima, quem é o agressor e endereço completo. “Sem essas informações, fica difícil uma apuração ter êxito”, ressalta Noronha.

As denúncias recebidas pelo Disque Direitos Humanos são encaminhadas para o Conselho Estadual, promotorias do idoso, prefeituras e delegacias especializadas.

Via Agência Minas

Notícias relacionadas