Super banner

Edna Castro assume interinamente a Prefeitura de Araxá

Edna Castro assume interinamente a Prefeitura de Araxá

Foto: Sergio Gomes

Da Redação A Prefeitura Municipal de Araxá promoveu a solenidade de transmissão de cargo de prefeito para a vice Edna de Fátima Alves e Castro (PSDB) nesta segunda-feira (8) no Instituto Colombo. Por motivo de viagem em missão intermunicipal no período de 10 a 20 de abril na China, Espanha e Portugal, o atual prefeito Jeová Moreira da Costa fica fora da cidade e passa a responsabilidade de administrar o poder público para a sua vice Edna Castro. A solenidade foi uma reunião extraordinária comandada pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Júnior (PMDB).

A cerimônia contou com as presenças de toda a equipe do secretariado municipal e representantes do legislativo. A mesa foi composta pelo prefeito Jeová e a sua vice Edna Castro acompanhados pelos vereadores presidente Miguel Júnior (PMDB), vice Sargento Amilton (PT do B) e 1° secretário Eustáquio Pereira (PT do B). No transcorrer da cerimônia, todos assinaram o documento que ratificou a transmissão de cargo de Jeová para Edna.

Segundo a vice-prefeita, assumir a prefeitura significa um grande desafio que tem que ser muito bem honrado para o povo de Araxá. “Toda vez que o Jeová tiver essas missões e precisar me passar a Prefeitura, eu quero ter a responsabilidade de trabalhar bem. Várias ações já foram começadas, vários projetos estão em andamento. Temos que acompanhá-los bem e se tivermos condições de implantar outros, isso a gente já vai conversar”, diz Edna.

Edna ressaltou que entra na história política de Araxá como a primeira mulher a assumir o poder executivo da cidade. “O que a gente precisar melhorar, vamos estar melhorando, principalmente na questão da saúde. A gente vai fazer tudo para melhorar sim. O povo merece. Nós vamos focar em todas as demandas, continuar com as reuniões do secretariado, com os vereadores e principalmente tratando-os com muito respeito”, coloca a prefeita.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Júnior, que assumiu a Prefeitura nas duas oportunidades em que ele foi vice-prefeito nas gestões de Jeová e Antônio Leonardo Lemos de Oliveira, acredita que vai ser uma experiência enriquecedora para Edna.  “É importante na carreira política dela como vice-prefeita ter a oportunidade de ter uma visão macro da prefeitura. Sentar ali na Prefeitura para tomar decisões e conversar com todos os setores da administração pública, saúde, educação, limpeza pública, para conhecer mais a dinâmica da cidade”, comenta.

Jeová destaca que vai tranquilo para esta missão intermunicipal na China e Europa deixando a Prefeitura nas mãos de Edna Castro. “Nós estamos diante de um mundo onde o melhor sistema de governar é a democracia que é uma equipe trabalhando para o desenvolvimento e o crescimento de uma cidade. Claro que temos que buscar parcerias onde há o conhecimento que é a verdadeira riqueza do ser humano. Vejo que estamos nesse novo governo 2013-2016 com uma equipe maravilhosa que está colaborando nesse desafio e tive a honra para a vice-prefeita Edna de Castro, a responsabilidade de governar a cidade”, salienta o prefeito.

Missão intermunicipal

O prefeito Jeová enviou um ofício à Câmara Municipal para autorizar a sua ida para China e Europa entre os dias 10 e 20 de abril. Segundo o ofício, a missão visa reduzir as desigualdades sociais e alavancar o emprego, turismo, além de propiciar melhor qualidade de vida à população de um modo geral.

O documento relata ainda visitas a parques, empresas e infraestrutura do ramo de tecnologia com a fim de estreitar relações entre o Município e os mercados europeu e asiático.

A primeira fase da viagem é entre os dias 10 e 14 de abril na Espanha com a participação da comitiva dos municípios de Araxá e Betim em visita ao Parque Tecnológico de Valladolid para compreender o processo de instalação, funcionamento e parcerias de Parques Tecnológicos.

Já a segunda fase se refere a visita na China que objetiva estreitar as relações de Araxá com o mercado do país asiático.

Notícias relacionadas