A ACIA em parceria com a Federaminas viabilizou a participação de empresários araxaenses na Canton Fair, a maior feira industrial do mundo, realizada anualmente na China. A delegação de Minas Gerais contou com a participação de mais de 50 empresários de diversas regiões do Estado que estiveram no evento considerado como uma das maiores exposições multissetoriais do planeta.
Araxá foi representada na Canton Fair pelo presidente da ACIA, Marcio Farid, pelo vice-presidente da Federaminas, Emilio Parolini e pelos empresários Roberto Ney Lusvarghi, Sérgio Furtado de Souza Júnior, Jaime Sánchez Rozo, Amaro Pereira Gomes Filho, Leandro Haddad, Evandro Lusvarghi e Eduardo Elias Lusvarghi. O deputado estadual Bosco e a médica Jania Mara Carneiro também integraram a delegação araxaense. A feira na China é dividida em três etapas e oferece produtos de todos os setores como, por exemplo, industrial têxtil, construção civil, veículos e autopeças, eletrônicos, químicos, eletrodomésticos, tecnologia da informação, entre tantos outros.
O presidente da ACIA, Marcio Farid, explica que a Canton Fair é uma grande oportunidade de negócio para os empresários de micro e pequenas empresas. Segundo ele, viagem à China traz aos participantes tanto uma nova experiência profissional como também novos conhecimentos culturais e tecnológicos.
“O objetivo desta feira é apresentar os produtos de fabricação chinesa e fazer negócios vendendo estes produtos para o mundo inteiro com alta qualidade e baixo custo. A nossa presença na China integrando a delegação da Federaminas teve o aspecto exclusivamente empresarial. A Associação Comercial e Industrial de Araxá vislumbrou também nesta ocasião detectar e divulgar potenciais oportunidades de negócios para os empreendedores da nossa cidade”, explica Farid.
O baixo preço dos produtos e a grande diversidade de opções chamaram a atenção dos empresários araxaenses. “Esta Missão a China foi muito positiva e a ACIA pretende continuar incentivando a ida de empresários araxaense para a Canton Fair por acreditamos que isto proporciona uma visão bem maior do mercado e inclusive buscar oportunidades de exportação de produtos de Araxá para a China. Todos que participaram desta viagem ficaram muitos satisfeitos e avaliaram como produtiva a ida ao Oriente. Alguns empresários de Araxá já estão realizando importações da China para o Brasil. Cito como exemplo uma empresa do Distrito Industrial que produz fertilizantes líquidos de alta concentração que já está realizando importação de insumos da China a preços bem vantajosos”, afirma Farid.
A Missão Empresarial com empresários mineiros foi para a China no período de 14 a 28 de abril para participar da Canton Fair a maior feira industrial do mundo. Os empreendedores também tiveram a oportunidade de conhecerem Dubai, Hong Kong e Pequim.