Super banner

Empresários denunciam venda ilegal de móveis em Araxá

Empresários denunciam venda ilegal de móveis em Araxá

Empresários denunciam venda ilegal de móveis em Araxá 1

Da Redação – Um grupo de empresários do ramo de móveis estive na Acia para mobilizar a Associação Comercial e Industrial de Araxá em defesa dos empreendedores deste setor. Os comerciantes denunciam que vários caminhões aportam em Araxá e vendem, ilegalmente, diversos tipos de móveis nas ruas da cidade causando prejuízo para o comércio local e também para os próprios consumidores.  

Os empresários Julio César Bruno, Paula Marques Lemos e Sérgio Akel Valle foram recebidos pelo presidente Marcio Farid e pelos diretores Guilherme Angotti Akel e Benedito Gonzaga Teixeira. Eles explicaram que todo fim de semana estes caminhões aparecem na cidade trazendo móveis de péssima qualidade e comercializando estes produtos nas ruas e avenidas de Araxá sem nenhuma autorização legal.

Os empresários exigem alguma providência para que este comércio ilegal seja proibido no município. Segundo eles, trata-se de uma concorrência desleal, pois estes vendedores clandestinos não recolhem os impostos para a cidade e não dão garantia de qualidade dos produtos. Eles afirmam que a venda irregular causa evasão de divisas e muito prejuízo para a cidade que deixa de gerar emprego e renda para toda a comunidade.

“Estes caminhões estacionam nos principais pontos de Araxá para venderem móveis sem qualidade e não possuem autorização da Prefeitura de Araxá. Nós queremos cobrar uma atitude efetiva do Poder Público com relação a este tipo de comércio ilegal na nossa cidade”, afirma Julio César.

“É um verdadeiro absurdo o que está acontecendo em Araxá. Os comerciantes estabelecidos na cidade pagam impostos, emitem nota fiscal, geram empregos enquanto pelo contrário este pessoal que vem de fora não tem nenhuma responsabilidade com a cidade e com o cliente”, reclama Paula Marques.

“Nós já denunciamos esta situação irregular à Prefeitura de Araxá e até agora nenhuma atitude foi tomada para solucionar este problema. Agora esperamos que juntamente com a Associação Comercial possamos sensibilizar as autoridades do município sobre a importância de preservar os estabelecimentos comerciais da cidade”, diz Sérgio Valle.  

O presidente da Acia, Marcio Farid, diz que a Associação Comercial e Industrial de Araxá entende que estes vendedores realmente representam um grande prejuízo para a economia local porque não têm um estabelecimento comercial no município. Segundo Farid, já existe uma lei municipal que proíbe este tipo de comércio e que é necessário aumentar a fiscalização, inclusive com a colocação de placas nas entradas da cidade informação da proibição deste tipo de venda conforme lei municipal.  

“Estes vendedores não pagam imposto nenhum, não geram emprego nenhum e ainda prejudicam os empresários que estão cumprindo toda a legislação e contribuindo para o crescimento econômico de Araxá. A Acia vai envidar todos os esforços para que a cidade não tenha este tipo de comércio. São produtos de péssima qualidade e nenhuma garantia, pois não têm procedência. Quando os móveis apresentam defeitos o consumidor não tem aonde ir para reclamar. Estamos encaminhando um ofício ao IPDSA no sentido de cobrar uma maior fiscalização destes vendedores ilegais que estão atuando em Araxá e desrespeitando a lei”, conclui Farid.

Notícias relacionadas