Super banner
Super banner

Encontro Sesi apresenta o espetáculo “O menino azul”

Encontro Sesi apresenta o espetáculo “O menino azul”

ESPETÁCULO INFANTIL “O MENINO AZUL”

Nesta terça-feira, 29 de outubro, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta, às 9h30 e 15h, no  Teatro Sesi Araxá, o espetáculo O menino azul, do Grupo Matraca Teatro de Bonecos. Sob direção de Rodrigo Robleño, bonecos dão vida a um menino azul chamado Francisco, nascido no alto de uma montanha, apaixonado pelo riacho e pelos bichos que alegram a sua vida. O Grupo Matraca Teatro de Bonecos foi criado em 1998, em Belo Horizonte, pelos artistas graduados pela Escola de Belas Artes da UFMG, Cauê Salles e Juliana Palhares.

Às 20h, o grupo Gerais de Salão, se apresenta na Fundação Cultural Calmon Barreto.  O espetáculo traz a dança esportiva em cadeira de rodas ao palco em ritmos latinos, com coreografias performáticas, a alegria do jive, além da presença forte do passo doble e no gingado em rodas. Também na Fundação Cultural Calmon Barreto, às 21h é a vez da cantora, compositora e performer araxaense Ludy Rocha entrar em cena. A artista, que tem ganhado cada vez mais atenção da mídia, tem se destacado no cenário por sua irreverência no palco.

Sob o tema “Arte que transforma o mundo, mundo que transforma a arte”, até o dia 1º de novembro, o Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta variadas atrações, entre espetáculos de palco e rua, oficinas, intervenções e shows. O público poderá conferir a programação no Teatro Sesi Araxá, na Fundação Cultural Calmon Barreto e na Praça do Teatro Municipal. Todas as apresentações são gratuitas. O evento  é uma realização do Sistema Fiemg por meio do Sesi MG, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio cultural da Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Cultural Calmon Barreto, Localiza e TV Integração, com produção da Cuia Cultural.

Para o curador Juarez Guimarães Dias, o 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas possibilitará, ao público de Araxá e região, conhecer importantes espetáculos do cenário artístico brasileiro. “Com o Festival, trazemos ao interior mineiro relevantes peças que geralmente se apresentam em capitais de todo o Brasil. Essa descentralização da cultura reforça o aspecto transformador que tematiza esta edição, além disso, espetáculos locais ganham força e espaço na cena teatral”, destaca.

Formação de público

Há 23 anos ininterruptos em cena, o Encontro de Artes Cênicas reafirma o Sesi como promotor de cultura e formador de público. Desse modo, também se investe em acessibilidade ao cenário artístico nacional. “Temos o compromisso de levar a cultura, em todas as suas formas, para a sociedade. Em parceria com a CBMM, que participa do projeto desde o início, a indústria possibilita – não apenas aos industriários e suas famílias, mas a toda a comunidade da região – a oportunidade de viver e respirar as expressões culturais de forma integral”, destaca o gerente de Cultura do Sesi MG, Thiago Maia, ao ressaltar, ainda, a importância do evento como espaço catalisador de novos talentos. “O 23º Encontro Sesi de Artes Cênicas apresenta grupos e artistas que participaram de outras edições como espectadores e, hoje, voltam como expoentes artísticos. Isso revela os efeitos gerados, a partir da iniciativa, na comunidade”, completa.

À sociedade araxaense, o Encontro Sesi de Artes Cênicas tem proporcionado, há mais de duas décadas, a experiência de fruição e produção de obras artísticas cênicas (teatro, dança, circo e música) que exercem influência sobre modos de perceber e compreender a sua realidade. Ao mesmo tempo, potencializa o desenvolvimento artístico da cidade, oferecendo a seus agentes culturais a oportunidade de contato com o que se tem produzido nos grandes centros urbanos. Além disso, o Encontro afirma a convicção de “Mens sana in corpore sano”, ou “Uma mente sã num corpo são”, pois estimula melhor qualidade de vida e de trabalho dos funcionários e colaboradores da indústria, do Sistema FIEMG/ SESI/ SENAI e dos habitantes de Araxá e região.

Serviço

23º Encontro Sesi de Artes Cênicas

O menino azul

29 de outubro, terça, às 9h30 e às 15h30

Teatro Sesi Araxá – Av. Ítalo Rossi, s/n – Bairro Santa Rita

Grupo Matraca Teatro de Bonecos

Dramaturgia: criação coletiva a partir de texto de Juliana Palhares

Direção: Rodrigo Robleño

Assistência de Direção: Débora Mazochi

Atores/Manipuladores: Cauê Salles e Juliana Palhares

Cenário: Juliana Palhares

Figurino: Gabriela Demarco/Elvira Matilde e Juliana Palhares

Bonecos: Cauê Salles

Iluminação: Tainá Rosa e José Reis

Sonoplastia: Rogério Alves

Duração: 40 min.

Classificação indicativa: crianças a partir de 1 ano

Ingressos distribuídos 30 min. antes da apresentação


Gerais de salão

Araxá Dance Company Dança Comunidade

29 de outubro, terça, 20h

Fundação Cultural Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro

 

Ludy Rocha

29 de outubro, terça, 21h

Fundação Cultural Calmon Barreto

Praça Arthur Bernardes, 10 – Centro

Informações:

Telefone: (34) 3662-4194

Site oficial: www.sesimg.com.br

Notícias relacionadas