Escolas Municipais de Araxá recebem materiais pedagógicos para o Projeto Alimentação Saudável

Escolas Municipais de Araxá recebem materiais pedagógicos para o Projeto Alimentação Saudável

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das crianças por meio de hábitos alimentares saudáveis, a Prefeitura de Araxá implantou em 2022 o projeto Alimentação Saudável nas Escolas. Em continuidade a esta ação, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Mosaic, recebeu nesta segunda-feira (17) os materiais pedagógicos para o ano de 2023.

O material consiste em uma mochila pedagógica para cada escola, com cadernos de planos de aula para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Os cadernos têm como temas a Educação Alimentar e Nutricional, Educação Física, Horta Escolar, Manual de Cuidados com a Horta e Conteúdos sobre Plantas e QR Code com audiodescrição.

Em 2022, 18 escolas municipais foram contempladas. Já para este ano, as Escolas Municipais Agar de Affonseca e Silva e Francisco Braga também aderiram ao projeto que consiste em ações desenvolvidas junto aos alunos de forma interdisciplinar. A iniciativa promove a temática por meio de formações e implementação de hortas escolares como estratégia didática e pedagógica.

Os estudantes têm acompanhamento técnico do Instituto Movere (parceiro do Instituto Mosaic) durante o desenvolvimento das atividades. E nas salas de aulas, os professores abordam de forma interdimensional e interdisciplinar as temáticas de cada ação.

De acordo com a secretária de Educação, Zulma Moreira, é importante acompanhar a relação do aluno com a alimentação para, se necessário, identificar uma compulsão ou carência nutricional.

“Com o hábito de uma alimentação saudável, o desempenho escolar aumenta, já que o consumo de alimentos nutritivos também favorece a capacidade de concentração e raciocínio, melhora o humor e aumenta a disposição. Além disso, a culminância do projeto é uma horta sensorial onde todos os alunos têm acesso, além de outras atividades que vão acontecer durante o ano”, destaca.

Entre as unidades escolares contempladas em 2022, nas Escolas Municipais Pio XII e Padre João Botelho foram implantadas hortas sensoriais.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *