Super banner

Fabiano cobra participação do Município para viabilizar melhoria no acesso à Vale

Fabiano cobra participação do Município para viabilizar melhoria no acesso à Vale

Vereador Fabiano

Primeiro orador da tarde, o vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) abriu seu pronunciamento apresentando Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública o Instituto Foco, entidade que presta importante trabalho de capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e promoção de inclusão social por meio de ações socioeducativas, inserindo o jovem no mundo do trabalho na condição de aprendiz. O vereador fez um breve relato sobre as ações desenvolvidas pela entidade e fez questão de cumprimentar toda a sua diretoria.

Outro assunto destacado por Fabiano foi uma apresentação de abaixo-assinado promovida pelos moradores dos bairros João Ribeiro, São Cristóvão e adjacências reivindicando mudança de mão única na rua São Cristóvão sentido rua Paul Harris, somente descida, sendo que o vereador já se reuniu com o secretário de Segurança Pública, Mauro da Silveira Chaves, para tratar do assunto que será avaliado.

Fabiano também relatou sobre recente visita feita ao Pólo de Araxá da Universidade Aberta do Brasil, destacando importante trabalho de acesso ao ensino superior com ensino à distância por meio de parcerias com diversas universidades do país, abrangendo não só Araxá como também diversas cidades da região. O vereador apontou a necessidade de o Pólo de Araxá contar com uma sede própria para implementar suas ações junto aos universitários, inclusive relatando que indicou no Plano Plurianual (PPA) para que o investimento seja contemplado.

O vereador abordou ainda sobre resposta à reivindicação junto à mineradora Vale Fertilizantes encaminhado há três meses acerca da construção de um trevo no acesso à sua unidade industrial de Araxá, na avenida Geraldo Porfírio Botelho.

O vereador reiterou que a questão da segurança não pode ser violada e atualmente o acesso à unidade é impróprio e coloca em risco o próprio colaborador da empresa, que transita diariamente, seja de carro, ônibus ou caminhão, sendo que a multinacional respondeu em uma das questões sobre a necessidade do Poder Executivo de manifestar para que a demanda seja avaliada.

E a respeito do assunto, o vereador apresentou indicação à Prefeitura Municipal indagando sobre qual o valor financeiro e quais foram os projetos que a Administração Municipal pleiteou à Vale em 2013. Em sua justificativa, Fabiano relatou que para investir no município através de aporte financeiro a projetos e ações diversas, a empresa precisa ser estimulada a participar por meio de apresentação de projetos e prioridades, devidamente planejados e detalhados.

Fabiano também destacou um pedido ao vereador Professor Cachoeira, que tem apoiado e organizado diversos eventos esportivos na cidade durante este ano, para que o xadrez seja inserido nos Jogos Escolares, relatando que este esporte vai agregar junto a outras modalidades e é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual de crianças e jovens, relembrando que o xadrez fez parte dos Jogos Estudantis 2007, época em que Fabiano estava à frente da Assessoria de Esportes.

Em outro assunto abordado, o vereador fez um pedido para que a empresa Satis, que atua no ramo de fertilizantes e está sediada em Araxá, seja contemplada com uma área no Distrito Industrial da cidade. Fabiano ressaltou a importância da empresa que tem grande destaque no mercado não só para onde município como em todas as cidades em que atua, comentando recente reportagem sobre a empresa na imprensa estadual.

Fabiano também tratou sobre o corte de fornecimento de pão e leite para pacientes da Casa do Caminho por meio do Poder Executivo, repudiando tal atitude e ainda indagou sobre o fato de a entidade não ter sequer destinação de recurso para a entidade no Plano Plurianual (PPA), falando da necessidade de reavaliar o projeto, pois a Casa do Caminho presta importante trabalho junto à comunidade no setor de saúde, reabilitação e longa permanência e, assim como qualquer outra instituição hospitalar, não merece passar por esse tipo de questão.

O vereador repudiou informação de que o corte do pão e leite teria a justificativa de a Casa do Caminho ser uma entidade privada, no entanto, reiterou que a mesma está no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, do Ministério da Saúde, assim como também a Santa Casa.

Demais destaques

– Moção de Aplausos e Reconhecimento – Concedida ao Colégio Atena, através do diretor Antônio Augusto Maneira, pela realização da 11ª edição da Feira do Conhecimento Atena, ocorrida no último dia 25 de outubro de 2013.

– Projeto de Lei – Denominação de via pública – Rua Maria Nunes de Souza, a rua C do loteamento residencial Flora do Urciano.

– Moção de Aplausos e Reconhecimento – Concedida ao jogador de futebol araxaense David França de Oliveira e Silva, que atualmente defende o Goiás Esporte Clube, pela especial participação na campanha do clube em 2013, em especial na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, orgulhando a todos os araxaenses.

Notícias relacionadas