Super banner

Fabiano propõe proibição de descarte de materiais compostos com metais pesados em lixo comum

Fabiano propõe proibição de descarte de materiais compostos com metais pesados em lixo comum

Vereador Fabiano

Terceiro orador do dia, o vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) abriu seu pronunciamento fazendo destaque ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, lembrando da importante atividade desempenhada por este grupo de trabalhadores junto à população local e aos Poderes Constituídos.

O vereador também anunciou importante parceria selada entre a Secretaria de Educação que vai disponibilizar, a partir de fevereiro de 2013, transporte para atendimento preventivo na entidade depois da primeira etapa do trabalho por meio do Projeto de Estimulação Precoce no Caminho da Prevenção da Deficiência junto a crianças atendidas pelas creches municipais. As crianças contempladas contarão com atividades em psicologia, fonoaudiologia, nutrição, neurologia, serviço social, fisioterapia e terapia.

Outro assunto abordado pelo vereador foi quanto a uma importante iniciativa educacional da Biblioteca Professor João Rios e demandou parceria do Poder Executivo para entrar com instalações físicas, apoio operacional e de pessoal na Região Oeste para que a entidade desempenhe de maneira mais efetiva os seus projetos junto à comunidade.

Fabiano também cobrou execução de contrato da Prefeitura Municipal junto com uma empresa para instalação de placas denominativas de via pública, lembrando que é uma importante demanda para que a cidade esteja 100% identificada. De acordo com levantamento feito pelo vereador junto ao IPDSA, a cidade conta com 60 bairros, 50 loteamentos, 1.592 ruas e até o momento foram 55 proposições de denominação de vias públicas feitas pelos vereadores até o momento em 2013, fazendo indicação junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano para que promova uma ação no sentido de solucionar esta questão.

O vereador tratou ainda sobre a importância de asfaltar o trecho de 500 metros que dá acesso ao 37º Batalhão de Polícia Militar e adjacências pela avenida Hitalo Ros (saída para o trevo Araxá/Patos), também fazendo indicação para a Prefeitura Municipal prioridade nesta ação.

Fabiano também voltou a falar sobre as obras de revitalização na Avenida Senador Montandon, trecho entre as avenidas Getúlio Vargas e Imbiara. Ele relatou sobre conversa junto com comerciantes e moradores do local que contestaram sobre alargamento de passeio que estava causando estrangulamento do trânsito, comentou sobre alguns que foram retirados, e propôs. Como a ideia de priorizar o pedestre, o vereador sugeriu para que em vez das baias se faça sinalização específica como faixas de travessia.

O vereador também entrou com Projeto de Lei que dispõe sobre proibição do descarte de pilhas, baterias, aparelhos celulares, lâmpadas fluorescentes ou assemelhados em lixo comum. A proposta do vereador contempla esta iniciativa junto a órgãos públicos e escola para serem equipadas com equipamentos de coleta dos citados materiais, além de o Poder Executivo celebrar convênio com empresas de reciclagem para que os mesmos tenha a devida destinação.

Em sua justificativa, o vereador destacou que pilhas, baterias, aparelhos celulares e lâmpadas fluorescentes e assemelhados de uso doméstico apresentam grande perigo quando descartados incorretamente, pois na composição desses produtos são encontrados metais pesados, como chumbo, mercúrio e outros, que são extremamente nocivos à saúde (quando descartados, pois em funcionamento não oferecem riscos).

“Conhecidos como E-lixo, esses materiais não podem ser descartados no lixo comum, e já existem leis que obrigam fabricantes a receberem de volta esses materiais e dar a eles o destino adequado. A propositura é evitar que os metais que compõem esses produtos contaminar o solo e o lenço freático, o ser humano, além de toda a cadeia alimentar, sem prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública”, concluiu o vereador.

Notícias relacionadas