Super banner

Fernanda Castelha propõe construção de Upa Infantil em Araxá

Fernanda Castelha propõe construção de Upa Infantil em Araxá

A vereadora Fernanda Castelha (PSL), apresentou hoje (27), indicação à Prefeitura de Araxá propondo a construção de Unidade de Pronto Atendimento para atendimento exclusivo a crianças: a UPA Infantil. A solicitação visa melhorar a qualidade do atendimento de crianças e adolescentes do município, de maneira separada dos demais atendimentos de urgência que atualmente são realizados sem distinção de faixa etária. A proposta é evitar que as crianças e adolescentes, que têm um sistema imunológico mais frágil, fiquem expostos por muitas horas na unidade de saúde, atendendo o que preceitua o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Crianças estão ficando mais de seis horas à espera de um atendimento na UPA. Vários usuários se queixam de ter que pagar, mesmo que sem condições, uma consulta particular para não prolongarem o sofrimento de seus filhos. Muitos mencionam que preferem medicar por conta própria seus filhos e retornam para suas residências em razão da longa e cansativa espera”, lamentou a vereadora.

Fernanda ressaltou que a sensibilidade de uma criança à dor, bem como seu nível de compreensão da mesma, é bem menor que a de um adulto, frisando que o tratamento deve ser dado de forma desigual. “Meu pedido é pautado ainda no princípio da isonomia que pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”, disse a parlamentar.

A vereadora Fernanda Castelha sugeriu que, se não houver possibilidade de construir uma unidade de saúde exclusivamente infantil, que a Prefeitura destine um espaço específico na UPA, com plantão 24 horas, para as crianças e adolescentes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *