Super banner

Fórum Comunitário discute Educação Pública Municipal

Fórum Comunitário discute Educação Pública Municipal

Nesta segunda-feira (06/03) o Plenário Guilherme Gotelip Neto recebeu Fórum Comunitário que reuniu o corpo técnico da área da Educação da Rede Pública Municipal de Ensino e interessados para discutir sobre as vagas no Ensino Fundamental I e Educação Infantil. O evento foi solicitado pelos Vereadores José Valdez da Silva (Ceará-PMB) e Robson Magela (PRB).

A reunião contou com a participação de representantes do Poder Judiciário, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Inspetoria Estadual de Ensino, Conselho Tutelar, Profissionais da Educação e pais de alunos. O Presidente da Câmara, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) abriu o evento desejando boas-vindas ao público presente e cumprimentando a iniciativa dos vereadores idealizadores do Fórum.

O Juiz Dr. Renato Zupo levantou alguns problemas que precisam ser solucionados como a deficiência no número de CEMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), a diferença na qualidade entre as Escolas Públicas e a necessidade de melhorias para facilitar o deslocamento dos alunos para as escolas.

A Secretária Municipal de Educação, Srª. Gessy Glória Lemos, apresentou dados sobre a educação municipal como a quantidade de matrículas em cada escola, vagas ofertadas em cada série das 14 Unidades de Ensino Municipal e previsão de obras. Ela destacou que a carência de vagas nos CEMEIs é um problema em diversos municípios devido ao custo de manutenção que é muito elevado, em razão do tempo integral e por cada turma exigir cinco professores para atender com qualidade as crianças de 0 a 3 anos.

A Srª. Edmar Carvalho, representante da Superintendência Regional de Ensino de Uberaba, que coordena 25 municípios, totalizando 101 escolas, lembrou que Araxá se destaca em qualidade de ensino dentre os outros municípios e pelo trabalho dos profissionais da educação.

A Inspetora Estadual de Ensino, Srª. Cacilda Winter, lamentou a falta de uma Superintendência Regional em Araxá e o fato de a inspetoria estar carente de recursos para logística dos trabalhos que precisa executar.

A população também participou com perguntas, os principais temas abordados foram: educação inclusiva, vagas em CEMEIs, capacitação dos profissionais da educação e transporte escolar.

Ao final do encontro os vereadores solicitantes, José Valdez (Ceará) e Robson Magela, destacaram a importância dos profissionais da educação e lembraram a necessidade de se valorizar mais esses trabalhadores.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *