Super banner

Fundação Cultural Calmon Barreto restaura instrumentos da Escola Municipal de Música

Fundação Cultural Calmon Barreto restaura instrumentos da Escola Municipal de Música

Visando garantir mais segurança, qualidade no ensino e ampliar as possibilidades de acesso à música, a Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) realizou a restauração de 13 instrumentos de sopro e garantiu kits de cordas para a Escola Municipal de Música “Maestro Elias Porfírio de Azevedo”. Os materiais foram entregues aos professores em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), com participação do prefeito de Araxá, Robson Magela.

A cerimônia contou ainda com as presenças da presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Cynthia Verçosa, da diretora da Escola de Música, Márcia Balieiro, e equipe, do presidente da Câmara Municipal de Araxá, Bosco Júnior, e demais servidores da FCCB.

Entre os itens restaurados estão 3 Trombones de Vara, 2 Bombardinos, 2 Sax Horn, 2 Saxofones, 2 Clarinetes, 1 Eufônio e 1 Flauta Transversal. Neles foram realizados serviços como limpeza, higienização, polimento, reparo de peças e amassados. Foram adquiridos também novos kits de cordas, que irão atender instrumentos como violão, viola caipira, guitarra, cavaco, ukulele e baixo. O investimento total foi de R$ 8.990,50.

Cynthia Verçosa ressalta a importância que a ação trará no ensino da música. “Essa é a concretização de uma demanda antiga. Conseguimos reformar e restaurar 13 deles, que estavam guardados esperando manutenção e, a partir de agora, alunos e professores terão essa opção. Isso vem de encontro aos preceitos da fundação, que é de buscar sempre caminhos para preservar nossos bens”, avalia a presidente da FCCB.

Já o coordenador musical da Escola de Música, Danilo Duarte, pondera que a restauração trará mais segurança aos alunos. “Os instrumentos são ferramentas essenciais para a criação e execução da música. Além de manter a qualidade do som, a manutenção adequada contribui para a segurança do músico. Por exemplo, em instrumentos de sopro, vazamentos nas juntas podem dificultar a execução e causar fadiga excessiva. Em todos os casos, a falta de manutenção pode levar a lesões ou acidentes durante a execução”, alerta.

Para o prefeito Robson Magela, o investimento reforça o compromisso da Administração Municipal com a cultura de Araxá.  “Eram instrumentos que estavam encostados, que hoje estão restaurados e vão dar a oportunidade para que mais pessoas possam ter acesso a esse aprendizado, seja ele de sopro ou de corda. Araxá é um grande celeiro cultural em todos os segmentos, e na música não é diferente. Com o ensino gratuito na Escola de Música, damos a oportunidade para que mais pessoas aprendam algo, que futuramente possa até ser rentável para elas”, destaca o prefeito.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *