Super banner
Super banner

Governo publica edital de concurso para preencher 770 vagas na Polícia Civil

 O Governo de Minas divulgou, nesta quarta-feira (25), na edição do Diário Oficial de Minas Gerais, edital do concurso público para o preenchimento de 770 vagas na Polícia Civil de Minas Gerais. Realizado pela primeira vez de forma regionalizada, o processo selecionará 124 delegados, 74 peritos criminais, 383 agentes de polícia e 157 escrivães de polícia. As inscrições começam dia 21 de julho e encerram no dia 8 de agosto. As provas estão previstas para outubro deste ano.

Para a carreira de delegado é exigido o curso de bacharel em direito e para perito criminal, curso superior em qualquer área. Para os cargos de escrivão e agente de polícia, é exigido formação no ensino médio completo. As inscrições poderão ser feitas via internet, na Academia de Polícia (Acadepol) e sedes das Delegacias Regionais de Polícia Civil no interior do Estado.

Realizado de forma inovadora, o concurso público da Polícia Civil de Minas Gerais disponibilizará aos candidatos, previamente, o número de vagas a serem preenchidas nas 52 regionais que compõem a instituição. Os aprovados, por ordem de classificação baseada no desempenho no curso preparatório aos cargos de delegado, perito criminal, agente de polícia e escrivão de polícia, poderão optar pela Regional de sua preferência e dependendo do desempenho no curso de qualificação serão designados para o município da localidade escolhida.

“O concurso, da forma como foi concebido, é um choque de gestão na Polícia Civil”, define o delegado Marco Antônio Monteiro de Castro, chefe da Polícia Civil de Minas Gerais. A distribuição das vagas no estado, segundo ele, foi realizada com rigor técnico, baseada na apuração da demanda dos municípios mineiros, levando em consideração critérios como o enfrentamento da criminalidade violenta, defesa das divisas de Minas com estados com índices de criminalidade acentuados, atendimento ao número de habitantes, entre outros indicadores de eficiência na prestação de serviços.

Com a absorção deste novo contingente, o quadro da corporação que, hoje, conta com 9.899 policiais, ganhará um importante reforço. A contratação de novos profissionais significa ainda a revitalização da Polícia Civil de Minas Gerais, que passa por um profundo processo de reestruturação no ano em que completa 200 anos.

Informações sobre o concurso, no site www.acadepol.mg.gov.br.

Notícias relacionadas