Super banner

Grande Expediente 19/03/2013 – Fabiano e Pezão

Grande Expediente 19/03/2013 – Fabiano e Pezão

Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB)

Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) - 19.03.13

Primeiro orador da reunião ordinária desta terça-feira (19), o vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) iniciou seu pronunciamento fazendo um agradecimento à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração pela doação de microcomputadores à Associação dos Moradores do Bairro Urciano Lemos, entidade que, dentre outros projetos, promove cursos profissionalizantes e inclusão digital àquela comunidade.

Em seguida, Fabiano relatou sobre duas importantes demandas que apresentou à assessora municipal de Trânsito e Transportes, Viviani Antunes Gomes, em recente encontro promovido na Asttran. Sua primeira reivindicação foi quanto à liberação do estacionamento em frente à escadaria da Igreja Matriz de São Domingos em horários de missa para melhor atender os paroquianos que ali frequentam, principalmente idosos e portadores de necessidades especiais.

A segunda foi relativa à pista de rolamento do Lago Norte do Barreiro. O vereador solicitou que em finais de semana e feriados o local seja fechado para o tráfego de veículos para uso exclusivo de pessoas que fazem caminhadas e de ciclistas, aumentando a segurança e ampliando o acesso para a prática de atividades físicas, pois tanto a pista de rolamento quanto à calçada são estreitas.

O vereador considerou o encontro produtivo e a assessora se mostrou sensível às reivindicações, sendo que em breve essas mudanças serão efetuadas.

Em seu terceiro destaque, Fabiano relatou que recentemente visitou a Santa Casa de Misericórdia e, através do diretor administrativo Adair Silva, recebeu a notícia de que em breve o hospital contará com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e também com serviço de quimioterapia, via parceria do Poder Público com a CBMM.

“Pleitos que, sem dúvida alguma, são essenciais, pois a saúde é uma questão que continua sendo a principal demanda da sociedade, evidenciamos isso de uma forma muito clara.”

O vereador também indagou sobre a retirada, desde 2009, de gabinetes odontológicos que funcionavam nas escolas estaduais da cidade, e pediu a reativação do serviço que era ofertado aos milhares de alunos antes contemplados.

“Onde estão sendo atendidos, para onde foram os consultórios? Está comprovado o aumento de índice de cárie e comprometimento da saúde bucal desses alunos. Em nosso entendimento, é uma ação simples (a reativação), a estrutura já estava montada, uma simples manutenção, um simples profissional da área poderia resolver esse problema e minimizar essa situação, que não é de difícil resolução.”

Fabiano fez ainda considerações quanto ao Complexo Esportivo Nadyr Barcelos, o popular Buracanã, no bairro João Ribeiro. Ele esteve no local recentemente e conferiu que está sendo promovida uma limpeza da área, e cobrou, através de possível parceria com a Liga Araxaense de Desportos (LAD) e Polícia Militar, conforme amplamente debatido pelos demais pares, que o espaço seja reaberto para a prática de diversas modalidades esportivas e de lazer.

“Precisamos não acomodar e sim criar alternativas e parcerias para atender a sua finalidade, quando em um passado recente mais de 1 mil alunos eram atendidos com aulas de educação física, futebol, vôlei, enfim, queremos que isso volte a acontecer. Temos demanda, temos espaço.”

Moções e requerimentos apresentados por Fabiano

– 16/2013 – Moção de Pêsames aos familiares do ex-ministro e ex-deputado Luiz Carlos Santos, que faleceu no último dia 31 de janeiro de 2013.

– 17/2013 – Moção de Pêsames aos familiares de Carolina de Oliveira Angotti, que faleceu no último dia 21 de fevereiro de 2013.

– 191/2013 – Moção de Congratulações e Reconhecimento ao Grupo Finta do Brasil, pelos seus 10 anos de existência e empreendedorismo em prol do desenvolvimento de Araxá

– 190/2013 – Moção de Pêsames aos familiares de Francisca Alexandre da Silva, que faleceu no último dia 11 de março de 2013.

– 192/2013 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Construção de uma rotatória na avenida João Paulo II, cruzamento próximo ao estacionamento da Câmara Municipal.

– 193/2013 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Construção de Velório Municipal no Cemitério São João Batista.

– 194/2013 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Poda de árovre na rua Heitor Montandon em frente ao número 48 (terreno baldio), Centro, visando segurança dos moradores daquela região.

– 195/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Providencie relatório atual referente à situação relacionada ao combate à dengue em Araxá, e que o mesmo seja encaminhado à Casa Legislativa para conhecimento de todos os vereadores.

Vereador Pezão (PMDB)

Vereador Pezão - 19.03.13

O vereador Pezão (PMDB) iniciou seu pronunciamento questionando as instalações do Instituto Colombo (antigo Hotel Colombo) para abrigar a Prefeitura Municipal de Araxá. Em recente visita ao local, considerou lá como se fosse um “barril de pólvora”.

“Se pegar fogo, adeus prefeitura, adeus secretarias e o resto (dos departamentos). Comentaram que a prefeitura vai ficar lá só por seis meses, mas pelo jeito que eu vi vai até o restinho de mandato, pois as obras do Centro Administrativo ainda não recomeçaram, lá (no Instituto Colombo) não tem brigada de incêndio, está perigoso demais, a papelada vai tudo embora. É um hotel muito antigo, o forro é de madeira, porão, armários, tudo em madeira, não vai dar tempo de acudir, quando os bombeiros chegarem, acabou. Estamos preocupados quanto mais depressa vir o Centro Administrativo, melhor. O prefeito (Jeová Moreira da Costa) gosta primeiro de fazer um caixa, um levantamente, está certo, mas temos que nos preocupar com certas coisas e tomar cuidados”, disse.

Pezão também indagou sobre uma obra de alargamento da rua Honório de Paiva Abreu, principal via de ligação ao bairro Bela Vista, nas imediações da Capela Mártir Filomena. Segundo ele, sua preocupação é quanto ao Cruzeiro que fica em frente à capela, um patrimônio tombado, e que seria retirado pelo Executivo por causa da obra.

De acordo com o vereador, procurou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (IPDSA), mas não deram atenção à causa, e vai continuar sua reivindicação para que o Cruzeiro não seja retirado.

O líder do PMDB apresentou ainda requerimento (217/2013) a ser encaminhado à Prefeitura Municipal de Araxá para que o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) seja prorrogado até o próximo dia 18 de abril, permanecendo o desconto de 18% no pagamento da cota única. O imposto venceu na segunda-feira passada, 18 de março.

Em sua justificativa, considerou que a prorrogação do prazo por mais um mês seria mais cômodo ao contribuinte devido a ter grandes despesas no início do ano como o pagamento do IPVA, material escolar, dentre outros. “É uma situação em que a prefeitura pode até levar vantagem, acertar e colocar a situação (do contribuinte) em ordem.”

Finalizando seu pronunciamento, Pezão apresentou um projeto de lei (19/2013) de denominação de via pública – passa a denominar rua Célio Martins, a rua B do loteamento Jardim América, nesta cidade. A proposta está em tramitação.

Notícias relacionadas