Super banner

Grande Expediente 26/03/2013 – Amilton, Fárley e Garrado

Grande Expediente 26/03/2013 – Amilton, Fárley e Garrado

Vereador Sargento Amilton (PTdoB)

Vereador Sargento Amilton - 27.03.13 - Ascom Câmara

Sargento Amilton (PTdoB), vice-presidente da Casa, foi o terceiro vereador a fazer uso da tribuna. Iniciou seu pronunciamento falando sobre uma viagem que fez na sexta-feira passada (22) a Belo Horizonte, quando foi homenageado na Câmara de Vereadores da capital mineira durante encontro de vereadores militares eleitos em Minas no pleito de 2014, recebendo diploma das mãos do repórter policial Laudívio Carvalho, da Rádio Itatiaia.</p>

Destacou que na oportunidade conversou com representantes dos comandos gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, tratando sobre assuntos preocupantes sobre a segurança pública em Araxá, anunciando que no próximo dia 3 de abril terá uma audiência com o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, também em Belo Horizonte, para também tratar sobre a precária realidade da segurança pública em Araxá.

Falou também sobre um encontro da cúpula da Polícia Militar e da Polícia Civil em Uberaba discutindo sobre segurança pública e está viabilizando esse encontro para Araxá.

Acrescentou ainda sobre a recente visita do deputado estadual Cabo Júlio (PMDB) a Araxá, apontando estatísticas de que a criminalidade em Araxá aumentou mais de 100% nos últimos 10 anos.

Sargento Amilton também anunciou apoio da Polícia Militar à recente Lei do Silêncio Urbano, de autoria do vereador Mauro do Detran (PDT), relatando que uma viatura está exclusivamente à disponível da população para atender ocorrências relacionadas à perturbação do sossego.

Em seguida, o vice-presidente da Câmara apresentou requerimentos.

– 182/2013 – Assessoria Municipal de Trânsito e Transportes (Asttran) – Implantação e melhorias da sinalização em torno da Praça da Igreja Matriz de São Domingos.

– 231/2013 – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Instalação urgente de redutores de velocidade ao longo da rua José Quintino Amâncio, no bairro Alvorada.

– 232/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Reforma do Velório Municipal Passo da Saudade.

– 235/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Manutenção e reforma no túnel da rua Pepururé, na Vila Rica (região central).

– 236/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Pavimentação e asfalto da rua localizada ao lado do Posto Água VI, em frente ao Centro de Atendimento à Mulher, na avenida Dâmaso Drummond, no Recanto dos Ipês.

Vereador Fárley Cabeleireiro (PT)

Vereador Fárley Cabeleireiro - 26/03/13 - Ascom Câmara

Quarto orador do dia, o vereador Fárley Cabeleireiro (PT) destacou em seu discurso algumas demandas e melhorias em equipamentos urbanos voltados para a educação, via apresentação de requerimentos.

No requerimento nº 228/2013 destinado à Prefeitura Municipal de Araxá, reivindicou pagamento de subvenção à Escola Infantil Mundo da Criança (entidade comunitário sem fins lucrativos), conforme lei nº 6.243 de 31 de maio de 2012. Requereu ainda apoio de uma estrutura física no bairro Alvorada para abrigar a instituição, pois a mesma está atualmente está sediada em imóvel alugado e o proprietário pediu a desocupação.

No requerimento nº 229/2013, também destinada ao Município, Fárley pede apreciação e elaboração de projeto para colaboração financeira ao Centro de Educação Infantil dos Comerciários, por intermédio de subvenção. Em sua justificativa, destacou que a entidade possui objetivo social no atendimento de educação infantil e reforço escolar, abrangendo 92 crianças.

Ainda sobre educação, o petista requereu a Executivo (230/2013) a providência de uma diligência no sentido de informar ao Estado se aceita a doação do Centro Social Urbano (CSU), local propício à prática de esportes, continuidade dos trabalhos da Escola de Aplicação Professora Lélia Guimarães e implantação estratégica do Ponto de Apoio Policial já pré-aprovado pelo administrativo do 37º Batalhão de Polícia Militar.

“Tal requerimento prende-se ao fato de que por intermédio do projeto de lei 2.680 de 2011, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi realizada a doação do imóvel ao Município, porém, até o presente momento não se manifestou a respeito desta doação.”

O vereador requereu ainda (167/2013) à prefeitura uma pavimentação asfáltica na rua Amador Carneiro de Melo, nº 645, no bairro Mangabeiras.

Fárley também destacou na tribuna sobre um ofício recebido por ele do Ministério Público de Minas Gerais informando da instauração de inquérito civil para apurar suas contestações quanto à taxa de água e esgoto cobradas pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em Araxá.

Vereador Garrado (PR)

Vereador Garrado - 26/03/13 - Ascom Câmara

Quinto e último vereador utilizar a tribuna, o vereador Garrado (PR) comentou sobre o recente assassinato (15 de março) do comerciante Enildo Correa da Silva, pessoa na qual tinha estreita proximidade, prestando uma Moção de Pesar a seus familiares.

Em relação à questão de segurança pública em Araxá, Garrado afirma que a cidade deve ser preparar mais, pois atualmente vive uma situação ocorrida em todo o país sobre pessoas que estão envolvidas com as drogas e acabam entrando na criminalidade. Defendeu a implantação de portais de segurança nas entradas da cidade com o intuito de inibir a chegada de bandidos forasteiros.

“É uma moção que eu não faço só no papel, faço de coração, com muito pesar mesmo, porque a família Correa é uma família trabalhadora. O Enildo infelizmente foi levado por imprudência por um crime bárbaro, efetuado em seu lugar de trabalho, isso é um absurdo, coisa que não podemos aceitar em nossa comunidade. São pessoas que vieram, se não me engano, de fora, invadiram o nosso território para acabar com a vida de um cidadão araxaense”, contestou.

Entre outros assuntos, Garrado também questionou sobre a falta de vacinas que são fornecidas pelo governo federal para as unidades de saúde do município, conclamando a participação de deputados federais para brigarem por essa causa.

O vereador pediu também a redução do valor da mensalidade da Centro Universitário do Planalto de Araxá, relatando que em algumas situações fica mais barato pagar transporte e estudar em instituições de Uberaba do que fazer curso superior em Araxá.

Garrado também solicitou apoio do deputado estadual Bosco (PTdoB) para brigar por uma legislação que atenda as demandas financeiras para manutenção anual das escolas estaduais de Araxá. De acordo com ele, muitas recorrem ao município em busca de apoio.

Sobre projetos a serem executados pela Prefeitura Municipal de Araxá, em debate sobre requerimentos apresentados pelos vereadores Eustáquio Pereira (PTdoB) e Fabiano Santos Cunha (PRB), Garrado comunicou sobre a limpeza de um barracão da prefeitura no bairro Cincinato de Ávila, onde está prevista a construção de uma creche, e sobre a construção de um Velório Municipal no Cemitério João Batista, respectivamente.

Notícias relacionadas