Super banner

Inscrições para o Fies são prorrogadas até 14 de novembro

Inscrições para o Fies são prorrogadas até 14 de novembro

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições para o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O prazo, que vencia no dia 2, foi estendido até 14 de novembro. O Fies é destinado a estudantes da graduação no ensino superior que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação. Operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, desde 1999, o programa financia até 100% das mensalidades e o estudante começa a pagar a dívida após a formatura.

O processo de inscrição é feito via internet, na página do programa. Podem se candidatar a uma vaga, alunos regularmente matriculados em cursos de graduação particulares, oferecidos por instituições que tenham aderido ao Fies. A taxa de juros do Fies é fixa: de 3,5% ao ano para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e tecnológicos e de 6,5% ao ano para as demais graduações.

A primeira fase, chamada de pré-inscrição, só é finalizada depois que o aluno confirma seus dados via e-mail, o que deve ser feito até o dia 14. Entre os dias 15 e 16 de novembro os candidatos finalizam a inscrição e no dia 17 do mesmo mês será divulgada a lista dos candidatos inscritos no processos seletivo. Em dezembro, entre os dias 1° e 19, os selecionados em primeira chamada serão convocadas para uma entrevista.

Estudantes que recebem bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) também podem financiar o restante da mensalidade pelo Fies. O prazo também foi estendido para esse grupo que tem até o dia 14 para comparecer às agências da Caixa e formalizar os contratos. O prazo havia encerrado em 10 de outubro, mas foi adiado em função da greve bancária.

Notícias relacionadas