Super banner

Instituto de Pesos e Medidas alerta sobre segurança dos utensílios domésticos

Instituto de Pesos e Medidas alerta sobre segurança dos utensílios domésticos

Prestar atenção aos selos de qualidade que, afixados nos produtos, demonstram se eles atendem aos requisitos de segurança especificados em Norma Técnica Específica. Esta é a orientação que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o Instituto de Pesos e Medidas de Minas Gerais (Ipem/MG) dão aos consumidores, em geral, e, em especial, às donas de casa.

Segundo o diretor geral do Ipem, Tadeu Mendonça, o Instituto não tem como dizer se há diferença em se comprar, por exemplo, registro de gás GLP (gás de cozinha) em lojas populares ou credenciadas, mas ressalta que é preciso conferir se a marca do Inmetro não é falsa. O grupo de utensílios domésticos inclui, também, produtos como panela de pressão, embalagens plásticas para álcool, mangueira, fósforos e isqueiros, entre outros.

Devem ser lembrados, ainda, os dispositivos elétricos para rede elétrica residencial com baixa tensão até 750 volts, entre eles: tomadas, plugues, lâmpadas fluorescentes compactas, cabos, fios e disjuntores. Outra precaução é conferir a etiqueta de conservação de energia nas geladeiras, fogões e lâmpada fluorescente com reatores integrados.

Dicas importantes

De acordo com o gerente de Fiscalização e Verificação Compulsória do Ipem/MG, Raimundo Mendes, no momento da compra da mangueira para gás (GLP) deve-se observar a existência das seguintes informações obrigatórias: no corpo da mangueira – se consta o nome do fabricante (ou logomarca símbolo da certificação (Inmetro e OCP); n.º da norma técnica; ano e vida útil (validade).

Alguns procedimentos também devem ser seguidos: na etiqueta que acompanha a mangueira – utilizar somente com regulador de baixa pressão; utilizar somente em instalações domésticas de GLP; a mangueira não deve atravessar e nem ser embutida em paredes; fixar as extremidades somente com braçadeiras apropriadas; não se deve efetuar qualquer tipo de emenda (soldagem ou colagem); não deve ser utilizada em fogões de embutir, não deve passar por trás do fogão, observar o prazo de validade; pressão nominal; e o comprimento nominal em metros.

As mangueiras podem ser comercializados com 0,80m ou 1,20m. É proibida a comercialização em rolos para serem cortados no momento da compra. Todas as informações devem estar em língua portuguesa, permanentes e visíveis ao consumidor. O Ipem e o Inmetro não fiscalizam esse produto nas residências, somente nos pontos de venda.

Dispositivos elétricos

São dispositivos elétricos para baixa tensão com certificação obrigatória: disjuntor, chave-fusível, cordão prolongador, cordão conector, estabilizador de tensão, filtro de linha, fios e cabos, interruptor, lâmpada, plugue, reator, soquete e tomada.

Ligações improvisadas ou realizadas sem a orientação de um profissional podem provocar a queima de lâmpadas e eletrodomésticos e até incêndio.

Dispositivos elétricos fabricados com material ferroso na partes condutoras de energia elétrica provocam “fuga”, causando prejuízo e desperdíçio de energia. Assim sendo, a dona-de-casa deve ter todo o cuidado antes de comprar estes dispositivos elétricos.

Pisca-pisca

Com a proximidade do período natalino é bom ter cuidado ao comprar o tão famoso pisca-pisca. O ideal é adquirir apenas os pisca-piscas que possuem os plugues (pino para conectar na tomada) com a marca do Inmetro.

Notícias relacionadas