
Aconteceu no dia 1° de novembro na Escola Estadual Dr. Eduardo Montandon, a 4ª Etapa do Circuito Araxaense de Xadrez Rápido 2014. O evento foi organizado pela Academia Araxaense de Xadrez e reuniu 50 enxadristas dos municípios de Araxá e Sacramento, sendo o maior número de participantes nesta temporada.
O xadrez araxaense esteve representado por grandes enxadristas, estudantes das Escolas Estaduais Dr. Eduardo Montandon, Luiza de Oliveira Faria, Padre João Botelho, Padre Anacleto Giraldi, Dom José Gaspar, o Colégio Dom Bosco, Universidade Federal de Juiz de Fora (campos Araxá) e alunos do curso de xadrez do Centro de Formação Julio Dario.
Após as 7 rodadas o Campeão foi o enxadrista araxaense João Paulo Lacerda Gonçalves que obteve 6,5 pontos, seguido por Lucas Cruvinel Cândido que obteve 6,0 pontos. Em 3° lugar ficou o enxadrista de Sacramento Gilberto Cardoso que obteve 5,5 pontos. Completando o pódio, em 4° lugar o Sargento Marco Antonio Gonçalves e em 5° lugar Eduardo da Silva. A campeã feminina desta etapa foi a estudante da Escola Estadual Padre João Botelho Jessika Correa Santos.
Na corrida pelo título de Campeão Araxaense de Xadrez Rápido 2014 após esta 4ª Etapa ficou assim: na liderança Sargento Marco Antonio com 30 pontos, seguido por Vítor Amorim Fróis com 23 pontos e em terceiro lugar Alexandre Augusto de Oliveira Cobos com 16 pontos. Na disputa pelo título de campeã araxaense a enxadrista do Cefet Amanda Beatriz Vaz Felizardo lidera com 8 pontos.
Todos os participantes desta etapa foram pontuados no Ranking Araxaense e no Nacional da Liga Brasileira de Xadrez (LBX) na modalidade de Xadrez Rápido.
Confira a classificação final em todas as categorias.
Categoria sub-10
Campeão: Eduardo Firmino – E. E. Dr. Eduardo Montando
Vice-campeão: Jhonatan Carlos – E. E. Dr. Eduardo Montando
3º lugar: Henrique Ferreira dos Santos – E. E. Dr. Eduardo Montando
Categoria sub-11
Campeão: Guilherme Vitor – E. E. Dr. Eduardo Montando
Vice-campeão: Willian Kenner – E. E. Dr. Eduardo Montando
3º lugar: Mauricio Oliveira – E. E. Dr. Eduardo Montando
Categoria sub-12
Campeão: Wender Roberto – E. E. Dr. Eduardo Montando
Vice-campeão: João Gabriel – E. E. Dr. Eduardo Montando
3º lugar: Lucas Otávio – E. E. Dr. Eduardo Montando
Categoria sub-13
Campeão: Marcelo V. de Oliveira – E. E. Luiza de Oliveira Faria
Vice-campeão: Arthur Alexandre – E. E. Luiza de Oliveira Faria
3º lugar: Thaís Barbara – E. E. Luiza de Oliveira Faria
Categoria sub-14
Campeão: Andrey Bernardes – E. E. Dr. Eduardo Montando e CP Julio Dário
Vice-campeão: Cecília Aparecida – E. E. Dr. Eduardo Montando
3º lugar: Ana Clara Martins – E. E. Dr. Eduardo Montando
Categoria sub-18
Campeão: Gustavo Ribeiro Roque – E. E. Dom José Gaspar
Vice-campeão: Carlos Eduardo Oliveira – E. E. Luiza de Oliveira Faria
3º lugar: Gabriel Arcanjo – E. E. Dr. Eduardo Montando
Campeão: Diego Gomes – E. E. Padre Anacleto Giraldi
Vice-campeão: João Vitor da Silva – Colégio Dom Bosco e CP Julio Dário
3º lugar: Larissa Pereira – E. E. Dr. Eduardo Montando e CP Julio Dário
Categoria Feminino
Campeão: Jessica Correa – E. E. Padre João Botelho
Vice-campeão: Julia dos Santos – Sacramento MG
3º lugar: Nathalia Iaghy – Universidade federal de Juiz de Fora (Campus Araxá)