
Da Redação/Caio Aureliano – O Pronto Atendimento Municipal (PAM) está sem desfibrilador humano, equipamento utilizado na parada cardiorrespiratória com o objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco. A informação foi dada pelo vereador Juninho da Farmácia (DEM) durante a última sessão extraordinária na Câmara Municipal.
De acordo com vereador, ele tomou conhecimento da falta deste equipamento pelo colega parlamentar Alexandre dos Irmãos Paula (PR). “O parente dele (Alexandre) veio a falecer por não ter esse aparelho. Acho que tem coisas que a cidade está pedindo mais que vai além da área comprada para criar um centro gastronômico. Um PAM sem desfibrilador não é o PAM”, argumenta.
“Existem vários projetos tramitando aqui na casa legislativa que a gente entende que é prioridade para a população araxaense. Acho que pode investir no turismo desde que a cidade esteja bem assistida, principalmente, na saúde”, acrescenta.
Secretária nega
A secretária de Saúde, Edna Castro, nega a falta de desfibrilador humano no PAM. “A população pode estar tranquila porque estão sendo adquiridos novos aparelhos (dentre eles, o desfibrilador) para ficar bem equipada. Mas lá existem todos, inclusive, tem ambulância que possui desfibrilador e o Corpo de Bombeiros que tem desfibrilador”, diz a secretária.
“Com todo respeito, eu não acredito que a pessoa tenha morrido por falta de desfibrilador. Hoje (2) está sendo feita uma nova licitação para adquirir aparelhos essenciais. Queremos sim equipar o PAM com aparelhagem nova, mas lá tem todos os equipamentos necessários”, aborda Edna Castro.