Super banner

Juninho propõe exames de prevenção e diagnóstico de obesidade para alunos do ensino fundamental

Juninho propõe exames de prevenção e diagnóstico de obesidade para alunos do ensino fundamental

Vereador Juninho

O vereador Juninho da Farmácia (DEM) abriu seu pronunciamento fazendo menção sobre a importante cessão do Espaço Esportivo Buracanã, denominado “Nadyr Barcelos” e que foi um importante ativista na área de esporte, comentando sobre a volta daquele local para contemplar a comunidade local depois de gestão sua e do vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) junto à prefeitura e ao vereador Professor Cachoeira (PDT), líder do Governo, sugerindo à Fundação Rio Branco que, além de crianças e adolescentes, adultos também sejam abrangido com projetos no setor. O vereador também fez questão de destacar a importância das associações de bairros nas reivindicações.

Outro assunto comentado por Juninho foi quanto ao Projeto de Lei 219/2013, que dispõe sobre a criação do IPTU Ecológico, de autoria do vereador Romário do Picolé (PTdoB), destacando a proposta totalmente atual pelo apelo positivo ecológico e ambiental que a mesma prega, já declarando apoio favorável para que o projeto seja aprovado pela Casa.

Juninho também tratou sobre Projeto de Lei que dispõe sobre recursos para Santa Casa com o intuito de terminar o prédio da hemodinâmica e UTI neonatal do hospital, fazendo agradecimento às Assessorias Jurídicas da Prefeitura e da Câmara que corrigiram erros acerca do projeto e o tornou apto para ser votado pelos vereadores.

O vereador destacou ainda a Audiência Pública que tratou sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) realizada nesta segunda-feira (25, destacando a boa participação de entidades e comunidade e atuação dos vereadores com a proposição de emendas para contemplar a população com investimentos, defendendo que essas audiência também sejam realizadas em âmbito da Prefeitura Municipal para que tenha maior participação popular.

Juninho também apresentou Projeto de Lei que dispõe sobre a realização de exames de prevenção e diagnóstico de obesidade infantil e doenças relacionadas em crianças do Ensino Fundamental. O projeto consiste em autorizar o Poder Executivo a instituir esse serviço gratuitamente, prevendo não só a obesidade infantil como doenças relacionadas a esse mal como o diabetes, hipertensão, colesterol e doenças cardiovasculares.

A proposta prevê a disponibilização de profissionais da rede pública como também o Poder Executivo a firmar convênios com laboratórios de análises clínicas e faculdades ligadas à saúde do município de Araxá, como enfermagem e nutrição, para realização de todos os exames necessários.

Se alguma doença for diagnosticada qualquer das doenças mencionadas, os pais devem receber orientações dos profissionais competentes sobre a importância de uma alimentação balanceada e exercícios físicos diários em benefício da saúde do menor.

Demais destaques

– Secretaria de Saúde – Contratação de médico neurocirugião para atendimento na rede pública.

– Secretaria de Saúde – Contratação de profissionais para melhor atendimento no CAPS Maria Pirola.

– Moção de Congratulação – Concedida à vereadora Néia da Uninorte (PDT) recentemente agraciada com a Comenda Wagner do Nascimento, em alusão ao Dia da Consciência Negra.

– Projeto de Lei – Denominação de Via Pública – Rua Rui Afonso dos Reis, a atual rua PA-62 do loteamento Novo Pão de Açúcar III.

Notícias relacionadas