Super banner
Super banner

??ltimos dias para requisição gratuita da 2ª via do Título de Eleitor

??ltimos dias para requisição gratuita da 2ª via do Título de Eleitor

Quem precisa tirar a segunda via do Título Eleitoral tem até a próxima quinta-feira (23) para requerer o documento gratuitamente no Cartório Eleitoral. Nas Eleições deste ano, no dia 3 de outubro, só poderão votar os eleitores que apresentarem o Título de Eleitor e um documento oficial com foto. A nova exigência objetiva evitar que uma pessoa vote no lugar de outra. Cerca de 150 mil pessoas já solicitaram o documento em Minas Gerais e a expectativa é que este número aumente consideravelmente nos próximos dias.

A requisição da segunda via é a opção para o cidadão que perdeu o título ou foi danificado. Para realizar o pedido, o eleitor deve levar um dos seguintes documentos – identidade; certificado de quitação do Serviço Militar; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; certidão de nascimento, casamento ou instrumento público no qual conste idade e outros dados necessários à qualificação do requerente; documento no qual conste a nacionalidade brasileira (o novo passaporte não traz a filiação, é necessário documento complementar).

Para evitar a perda de tempo, o eleitor não deve enviar representante ou procurador. É necessária sua presença física no ato da requisição para que assine o documento de requerimento e, depois, o próprio título. Mas, como se trata de uma novidade, há receio de que muitos eleitores sigam para os locais de votação sem o título e, por isto, sejam impedidos de votar.

Apesar de não haver estatísticas oficiais, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) a maioria das pessoas apresentava apenas o documento de identidade na seção eleitoral.

Segundo a chefe da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-MG, Helenita Nunes Lima, a solicitação de segunda via ainda está muito aquém da expectativa do tribunal.

“Isto pode resultar em cartórios lotados e atendimento tumultuado às vésperas da votação, ou em um grande número de eleitores impedidos de votar e com a obrigação de justificar a ausência. São cerca de 300 pessoas ao dia que solicitam o serviço no Estado, o que é muito pouco. Pela expectativa que temos, prevemos um grande volume de pedidos nos últimos dias do prazo”, diz Helenita.

Votação

Enquanto nas Eleições de 2006 o eleitor iniciava o processo de votação na urna eletrônica pelo deputado federal, nas Eleições de 2010 a ordem foi modificada e o primeiro voto será para deputado estadual. A urna exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária – deputado estadual; deputado federal; senador primeira vaga; senador segunda vaga; governador de Estado; presidente da República.

“Este ano estamos com seis cargos em disputa e o leitor terá que levar os números dos candidatos anotados e ter o conhecimento da ordem de votação. Teremos urnas para treinamento espalhados em alguns pontos da cidade, como no Cartório Eleitoral”, explica a chefe do Cartório Eleitoral de Araxá, Thelma Luzia da Fonseca Prado.

Notícias relacionadas