Super banner
Super banner

Médicos e Santa Casa entram em acordo e evitam paralisação

Médicos e Santa Casa entram em acordo e evitam paralisação

Santa Casa de Misericórdia

Da Redação/Raphael Rios – Anestesistas e obstetras da Santa Casa não entraram em greve, prevista para esta sexta-feira (18), conforme comunicado pelos médicos nesta semana devido à falta de pagamento dos plantões. A administração do hospital teve uma reunião com os profissionais e os plantões de fevereiro foram pagos hoje (18), e os demais atrasados, cairão na conta dos médicos até o fim deste mês.

O Ministério Público recebeu a cópia do comunicado subscrito pela equipe de anestesia e obstetrícia, dirigido à direção da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, contendo a ameaça de greve.

“Os médicos pertencentes ao grupo de anestesia e obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, reunidos nesta data, solicitam a regularização imediata dos pagamentos dos plantões, em atraso desde janeiro, bem como a oficialização em contrato da parceria existente. O não cumprimento nos obriga a informar que será feita a paralisação dos plantões dentro de 30 dias a partir desta data. Temos nossos compromissos e esta situação é crônica, portanto não mais sustentável”, dizia a nota.

O promotor curador da Saúde, Marcus Paulo de Queiroz Macêdo, solicitou informações da Santa Casa e da prefeitura. Como a situação não foi resolvida de forma rápida, o Ministério Público entrou com uma ação civil pública com o pedido de liminar impondo ao município de Araxá e Santa Casa de Misericórdia a obrigação de fazer, consistentemente e manter os serviços de plantões de anestesia e de obstetrícia no hospital, ou em outro equivalente, desde que nos limites de Araxá, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma gratuita, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 10 mil pelo descumprimento.

Mas não foi preciso chegar a tal ponto. De acordo com diretor Administrativo da Santa Casa, Adair da Silva, o hospital vai pagar os plantões e os médicos aceitaram a negociação, não havendo prejuízo para a população.

Notícias relacionadas