Super banner

Medida provisória vai liberar saque de contas do PIS/Pasep para idosos

Medida provisória vai liberar saque de contas do PIS/Pasep para idosos

Foi assinada nesta quarta (23), pelo presidente, a medida provisória que prevê a liberação de saques nas contas do PIS /Pasep para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. O pagamento será iniciado em outubro.

A liberação atinge 8 mihões de brasileiros e deve injetar cerca de R$ 16 bilhões na economia. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, explicou que o crédito será feito de forma automática para quem tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal e que como nas contas do FGTS, haverá um calendário para os saques que deverá ser divulgado em breve.

Atualmente, os trabalhadores têm direito ao abono salarial e rendimentos do PIS/Pasep desde que cadastrados como participantes dos fundos até 4 de outubro de 1988 e não tenham sacado o saldo. A Caixa, responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil, administrador do Pasep, fazem esse pagamento de acordo com um calendário anual.

O saque do saldo principal é permitido atualmente nas seguintes situações: aposentadoria; 70 anos completos; invalidez; reforma militar ou transferência para a reserva remunerada; câncer de titular ou de dependentes; portador de HIV; amparo social ao idoso, concedido pela Previdência; amparo assistencial a pessoas com deficiência da Previdência; morte e em casos de doenças graves.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *