Super banner

Micro e pequenos empresários podem ter acesso ao BDMG via cooperativas

Micro e pequenos empresários podem ter acesso ao BDMG via cooperativas

Representantes de cooperativas receberam treinamento para serem correspondentes do BDMG - Divulgação

Da Redação – Cooperativas de crédito do Triângulo e do Alto Paranaíba já podem oferecer, a partir deste mês, financiamentos de baixo custo para micro, pequenas e médias empresas da região. A iniciativa faz parte do projeto Correspondentes Bancários do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O objetivo do governo de Minas, por meio da instituição, é facilitar o acesso a crédito para o pequeno empresário do interior do Estado.

Ao todo, onze cooperativas de crédito do Triângulo e Alto Paranaíba concluíram neste mês, em Uberlândia, o primeiro treinamento regional dentro do projeto. Das cooperativas de Araxá participaram a Sicoob Crediara e Unicred Comércio.

“A partir de agora, todas já estão aptas a representar o BDMG em suas respectivas cidades como correspondentes bancários”, afirma Aline Verneque, gerente executiva do projeto.

Segundo ela, com o programa de correspondentes bancários, os pequenos  empresários terão acesso a financiamentos para investimentos em seus negócios com menos burocracia e sem percorrer grandes distâncias.

“São linhas de crédito específicas micro e pequenas e médias empresas, com faturamento anual inferior a R$ 10 milhões para quase todas as finalidades, desde capital de giro até investimento fixo ou misto”, destaca.

Na linha de crédito mais utilizada por microempresas, o BDMG Gera Minas, o empresário poderá adquirir, por exemplo, investimentos com juros de cerca de 12% ao ano, o correspondente a 0,95% ao mês.

Estão credenciadas, no momento, 36 cooperativas em todo o Estado. Até o final do ano, o número deve chegar a 70, cobrindo todas as regiões. A expectativa do governo de Minas e que o número de micro e pequenas empresas atendidas pelo BDMG chegue a 6 mil, o dobro da quantidade atual.

Com Ascom

Notícias relacionadas