Super banner
Super banner

Miguel Júnior volta a presidir a Câmara Municipal de Araxá

Miguel Júnior volta a presidir a Câmara Municipal de Araxá

Miguel Júnior, entre o prefeito Jeová e o deputado Bosco, durante pronunciamento como presidente da Câmara - Foto: Jorge Mourão

DA REDAÇÃO/JORGE MOURÃO – Os vereadores eleitos para a legislatura 2013/2016 da Câmara Municipal foram empossados na tarde desta terça-feira (1°), em reunião solene promovida no auditório do Hotel Pousada Dona Beja. Na corrida pela presidência da Mesa Diretora com mandato para os próximos dois anos, quem levou a melhor foi Miguel Júnior (PMDB), que já presidiu a Casa de janeiro 2003 a dezembro de 2004 em mandato passado.

Miguel Júnior foi eleito com nove votos na disputa contra José Domingos Vaz (PDT), que teve cinco votos -, e contra o ex-presidente Roberto do Sindicato (PP), que votou em si mesmo.

Além de seu voto, Miguel Júnior foi votado pelos vereadores Alexandre dos Irmãos Paula (PR), Sargento Amilton (PTdoB), Eustáquio Pereira (PTdoB), Fabiano Santos Cunha (PRB), Fárley Cabeleireiro (PT), Pezão (PMDB), Juninho da Farmácia (DEM) e Romário do Picolé (PTdoB).

Já José Domingos obteve, além do seu voto, a preferência dos vereadores Cachoeira (PDT), Garrado (PR), Marcílio de Faria (PT) e Mauro da Silveira Chaves (PDT).

Segundo o novo presidente da Casa, o passo inicial de sua gestão será um trabalho interno junto aos vereadores e servidores para debater as ações a serem implementadas nos próximos dois anos.

“O que queremos é dar todo o espaço para que o vereador possa desenvolver o seu trabalho. O presidente nada mais é do que o gestor do Poder Legislativo, mas a razão do Poder Legislativo é o colegiado. Então, com a incumbência que me deram para gerenciá-los por dois anos, farei o possível, em todos os sentidos, para colocar o trabalho dos vereadores em evidência para que eles possam levar o mandato com muita dignidade, democracia e liberdade.

Vereadores eleitos; Roberto e Marcílio não ficaram para a pose oficial - Foto: Jorge Mourão

Demais membros da Mesa Diretora

Na eleição para a vice-presidência, Sargento Amilton (PTdoB) foi eleito com nove votos (os mesmos que elegeram Miguel à presidência), vencendo o candidato Marcílio de Faria (PT), que obteve seis votos. O primeiro-secretário, eleito por unanimidade, é o vereador Eustáquio Pereira (PTdoB). Já o segundo-secretário é o novato Fabiano Santos Cunha (PRB), também eleito por unanimidade.

Candidato do grupo do prefeito

De última hora, José Domingos Vaz (PDT) foi lançado como candidato do grupo do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT), numa tentativa de atrair os votos necessários para conquistar a vaga principal da Casa – até então, o nome do grupo era o de Cachoeira (PDT). E o que se viu antes da reunião foi um vai e vem de conversas e propostas, mas no final prevaleceu mesmo a preferência por Miguel Júnior pela maioria.

“Fizemos um trabalho para o vereador Cachoeira, mas como não foi possível viabilizar a sua candidatura me chamaram última hora e eu falei que seria difícil (a vitória). Mas eu estou à disposição na política para trabalhar da melhor maneira possível, e estou pronto se meu nome for aceito.Tive cinco votos, o outro estava muito bem preparado, foi muito bem votado, vamos respeitar isso.

Posse do prefeito e da vice

Já na noite deste dia 1º, o prefeito reeleito Jeová Moreira da Costa e a vice eleita Edna Castro foram empossados para a gestão 2013/2016.

Notícias relacionadas