Super banner

MP3 players: 70% dos modelos vendidos no Brasil vêm do comércio ilegal

MP3 players: 70% dos modelos vendidos no Brasil vêm do comércio ilegal

Cerca de 35% de todos os produtos de informática que circularam no Brasil em 2008 vieram do comércio informal. Os números, revelados pela ONG Instituto Brasil Legal (IBL), nesta quinta-feira (12/02), demonstram um aumento de 5 pontos percentuais em relação a 2007, quando a informalidade atingia 30% do mercado total de produtos de informática no País.

Apesar disso, historicamente, os números do ano passado mostram que a ilegalidade está caindo. Em 2004, 74% dos produtos de informática vendidos no Brasil eram comercializados de forma ilegal.

Os campeões do comércio ilegal no Brasil são os tocadores de MP3: 70% deles são vendidos ilegalmente, bem como os aparelhos de som portáteis, com o mesmo percentual.

Em seguida vêm os telefones sem fio (51%), os rádios para automóvel (50%), as câmeras digitais (50%) e os notebooks (40%). Para computadores em geral (desktops e laptops), a ilegalidade fica entre 30% e 35% do total de produtos vendidos nesta categoria.

Segundo o IBL, a explosão no mercado informal é inversamente proporcional à queda acentuada da produção na indústria, especialmente com a diminuição na demanda vista no ano passado. A ONG afirma que a irregularidade no mercado de informática e eletroeletrônicos fomenta o crime organizado e compromete a continuidade do processo de produção das indústrias brasileiras.

FONTE: PCWORLD

Notícias relacionadas