Super banner
Super banner

Néia é agraciada com a Comenda Wagner do Nascimento

Néia é agraciada com a Comenda Wagner do Nascimento

Néia é agraciada com a Comenda Wagner do Nascimento 1

A vereadora Néia da Uninorte (PDT) foi agraciada pelo Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro-Brasileira do Estado de Minas Gerais através da Comenda Wagner do Nascimento. A solenidade foi promovida no último dia 24 de novembro, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

O objetivo do evento foi homenagear pessoas que tenham se dedicado ao resgate histórico, cultural, educacional, social, político em prol da comunidade afro-brasileira.

Acompanhada por diversos familiares, amigos e equipe de gabinete, Néia, primeira vereadora negra de Araxá, destaca que a premiação vem a valorizar ainda mais não só a história de luta da comunidade negra contra a discriminação como também a sua força por meio da cultura englobando a arte, a dança, a música, a culinária e diversas outras manifestações.

Néia recebeu a medalha das mãos do presidente do Conselho, Wagner do Nascimento Júnior, filho do primeiro político negro a assumir uma prefeitura brasileira, quando foi eleito prefeito de Uberaba em 1982, se tornando popularmente conhecido como “Fuscão Preto”.

A Comenda Wagner do Nascimento é concedida anualmente em sessão solene no mês de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. Os homenageados são escolhidos por meio de uma comissão, convocada pelo Conselho, para definição dos nomes entre os dias 1º a 30 de novembro. Néia e outros 14 homenageados foram os primeiros agraciados com a comenda, instituída em maio deste ano em sessão solene na Câmara Municipal de Uberaba.

Notícias relacionadas