Super banner

Nova fábrica da Bem Brasil deve gerar 380 empregos diretos

Nova fábrica da Bem Brasil deve gerar 380 empregos diretos

Nova fábrica da Bem Brasil deve gerar 380 empregos diretos 1

Uma nova planta da Bem Brasil está em construção no município de Perdizes-MG, na região do Alto Paranaíba, a cerca de 50 km de Araxá. Sua inauguração está prevista para o segundo semestre de 2016. Enquanto isso, a unidade de Araxá, pioneira no Brasil, aumenta sua produtividade e apresenta desempenho positivo em volume de negócios e participação do mercado. Entre 2009, quando o nome da empresa já estava consolidado no mercado, até 2014, o crescimento médio do setor foi de 14%, enquanto o da Bem Brasil foi de 18%.

Mais um passo pioneiro e inovador foi dado em 2014, com o início da construção da nova planta industrial, que, quando estiver em plena atividade, colocará a Bem Brasil a um passo da liderança do mercado brasileiro de batatas pré-fritas congeladas.

A nova planta deverá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2016, gerando 380 novos empregos diretos e cerca de 6.000 indiretos. Os investimentos em curso, contam com recursos da própria empresa, de bancos públicos e privados e repasses do BNDES. Com a nova indústria, a Bem Brasil terá sua produção multiplicada em 2,5 vezes, passando de 100 mil para 250 mil toneladas/ano.

Para João Emílio Rocheto, diretor presidente da Bem Brasil, o trilhar de um caminho novo é sempre um desafio instigante, porém, a implantação da nova unidade tem sido facilitada pela experiência adquirida na  primeira unidade, em Araxá. “No início dos anos  2000 demos o maior salto, sem dúvida, para abrir espaço nesse mercado promissor com  os nossos produtos e matéria-prima nacional. Claro que essa experiência nos ajuda todos os dias na implantação da nova fábrica e ajuda a sermos mais assertivos na condução de todo o processo”.

Mercado Brasileiro

Tomar a decisão de empreender em uma nova unidade produtiva não foi fácil, principalmente pelas incertezas existentes no mercado, em especial quanto à economia e  política nacionais.

No ano passado, o mercado brasileiro de batata pré-frita congelada movimentou um volume de 388 mil toneladas, 4,8% maior quando comparado  a 2013. O crescimento da Bem Brasil foi de 6,7% no período,  enquanto os importados cresceram 4,5%.

Produtividade e competitividade são o foco de todo o processo de gestão da indústria de Araxá, mas a grande aposta da empresa mira 2016, quando a nova unidade industrial estará pronta.  O planejamento estratégico do projeto vem sendo desenhado com base em pesquisa e análises de conjuntura macroeconômica, de mercado e setorial. “Não é fácil decidir por um investimento como o exigido para implantar uma nova unidade fabril, mesmo diante dos números positivos do negócio”.

“A Bem Brasil está de olho no horizonte, enxergando um futuro de médio prazo, cujo caminho é sempre de cautela e parcimônia, a cada dia do nosso trabalho”, explica Juliana Monteiro, coordenadora de Marketing da Bem Brasil. “Ademais, sabemos que quanto maiores as dificuldades provenientes da conjuntura econômica e do mercado, maiores são a competitividade e a concorrência, como desafios.”

Enquanto isso…

Neste momento,  estima-se que, até o fim do ano o mercado de batata pré-frita congelada atinja 440.000 toneladas, com um crescimento de 13,4% em relação a 2014.  “A gente sabe que as conjunturas micro e macroeconômicas do país têm exibido um cenário delicado e cheio de incertezas, mas neste ponto do caminho, é preciso ter muita determinação e trabalho, acreditando no futuro do nosso negócio”, conclui Juliana.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, iniciou suas operações em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento de R$ 50 milhões. Atualmente, a fábrica produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata pré-frita congelada,  tem cerca de 400 colaboradores e ocupa a liderança de mercado, dentre os fabricantes nacionais, além de vigorar entre as marcas mais consumidas no país, fazendo frente competitiva a grandes marcas mundiais em seu segmento.

www.bembrasil.ind.br

Notícias relacionadas