Uma nova planta da Bem Brasil está em construção no município de Perdizes-MG, na região do Alto Paranaíba, a cerca de 50 km de Araxá. Sua inauguração está prevista para o segundo semestre de 2016. Enquanto isso, a unidade de Araxá, pioneira no Brasil, aumenta sua produtividade e apresenta desempenho positivo em volume de negócios e participação do mercado. Entre 2009, quando o nome da empresa já estava consolidado no mercado, até 2014, o crescimento médio do setor foi de 14%, enquanto o da Bem Brasil foi de 18%.
Mais um passo pioneiro e inovador foi dado em 2014, com o início da construção da nova planta industrial, que, quando estiver em plena atividade, colocará a Bem Brasil a um passo da liderança do mercado brasileiro de batatas pré-fritas congeladas.
A nova planta deverá iniciar suas atividades no segundo semestre de 2016, gerando 380 novos empregos diretos e cerca de 6.000 indiretos. Os investimentos em curso, contam com recursos da própria empresa, de bancos públicos e privados e repasses do BNDES. Com a nova indústria, a Bem Brasil terá sua produção multiplicada em 2,5 vezes, passando de 100 mil para 250 mil toneladas/ano.
Para João Emílio Rocheto, diretor presidente da Bem Brasil, o trilhar de um caminho novo é sempre um desafio instigante, porém, a implantação da nova unidade tem sido facilitada pela experiência adquirida na primeira unidade, em Araxá. “No início dos anos 2000 demos o maior salto, sem dúvida, para abrir espaço nesse mercado promissor com os nossos produtos e matéria-prima nacional. Claro que essa experiência nos ajuda todos os dias na implantação da nova fábrica e ajuda a sermos mais assertivos na condução de todo o processo”.
Mercado Brasileiro
Tomar a decisão de empreender em uma nova unidade produtiva não foi fácil, principalmente pelas incertezas existentes no mercado, em especial quanto à economia e política nacionais.
No ano passado, o mercado brasileiro de batata pré-frita congelada movimentou um volume de 388 mil toneladas, 4,8% maior quando comparado a 2013. O crescimento da Bem Brasil foi de 6,7% no período, enquanto os importados cresceram 4,5%.
Produtividade e competitividade são o foco de todo o processo de gestão da indústria de Araxá, mas a grande aposta da empresa mira 2016, quando a nova unidade industrial estará pronta. O planejamento estratégico do projeto vem sendo desenhado com base em pesquisa e análises de conjuntura macroeconômica, de mercado e setorial. “Não é fácil decidir por um investimento como o exigido para implantar uma nova unidade fabril, mesmo diante dos números positivos do negócio”.
“A Bem Brasil está de olho no horizonte, enxergando um futuro de médio prazo, cujo caminho é sempre de cautela e parcimônia, a cada dia do nosso trabalho”, explica Juliana Monteiro, coordenadora de Marketing da Bem Brasil. “Ademais, sabemos que quanto maiores as dificuldades provenientes da conjuntura econômica e do mercado, maiores são a competitividade e a concorrência, como desafios.”
Enquanto isso…
Neste momento, estima-se que, até o fim do ano o mercado de batata pré-frita congelada atinja 440.000 toneladas, com um crescimento de 13,4% em relação a 2014. “A gente sabe que as conjunturas micro e macroeconômicas do país têm exibido um cenário delicado e cheio de incertezas, mas neste ponto do caminho, é preciso ter muita determinação e trabalho, acreditando no futuro do nosso negócio”, conclui Juliana.
Sobre a Bem Brasil
A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata pré-frita congelada e flocos desidratados de batata, iniciou suas operações em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento de R$ 50 milhões. Atualmente, a fábrica produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata pré-frita congelada, tem cerca de 400 colaboradores e ocupa a liderança de mercado, dentre os fabricantes nacionais, além de vigorar entre as marcas mais consumidas no país, fazendo frente competitiva a grandes marcas mundiais em seu segmento.