Super banner

Novo portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais é lançado oficialmente

Novo portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais é lançado oficialmente

Cerimônia de lançamento do novo portal da ALMG - Foto: Gulherme Dardanhan

Com a presença do presidente, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais lançou oficialmente, nesta segunda-feira (3), seu novo portal. Mais interativo, moderno, ágil e de visual mais atraente, o novo portal é um projeto prioritário do Direcionamento Estratégico da Assembleia, que busca, entre outras metas, fortalecer o vínculo com o cidadão.

Construído ao longo de dois anos e meio, o portal apresenta inovações que foram baseadas em pesquisa on-line, entrevistas com usuários, servidores e deputados. “Mais transparência, comunicação, intercâmbio de ideias, com elevado conteúdo”, sintetizou Dinis Pinheiro ao analisar o resultado do trabalho. Para o presidente, é fundamental que o cidadão perceba que o parlamento mineiro é o seu poder.

Facilitar o acesso às informações da Assembleia e o acompanhamento de todas as atividades executadas na Casa foi um dos principais objetivos do novo site. Entre as inovações, estão a convergência de mídias permitindo ao cidadão acessar o conteúdo das notícias por texto, vídeo, fotos ou áudio.

Novo visual facilita navegação e acesso às informações

O layout foi elaborado para facilitar a navegação e a identificação dos conteúdos desejados. A agenda, por exemplo, agora é integrada e cabe ao usuário escolher como deseja a informação, podendo optar pelo prazo do dia, semana e mês e o tipo de evento (reunião de comissões, Plenário, eventos culturais, debates, cursos, etc.). “O portal é o espelho do que está acontecendo na Assembleia”, explicou a gestora do projeto, a jornalista Fabíola Farage. Eduardo Vieira Moreira, lembrou que o portal é dinâmico e o trabalho contínuo, sugerindo que as sugestões continuem a ser encaminhadas ao grupo gestor do projeto para futuras melhorias e ajustes.

O novo portal também utilizará uma linguagem mais didática para ampliar a compreensão para o usuário dos jargões e do trabalho da Assembleia. O acompanhamento da tramitação dos projetos ficou mais fácil, pois o cidadão pode compreender todo o processo legislativo. Ao acessar o projeto de seu interesse, ele vai saber o que está acontecendo com a proposição e os próximos passos previstos. Também ficou mais simples encontrar as informações disponíveis no site e acessar notícias de assuntos relacionados.

Parcerias

O novo portal da Assembleia foi elaborado por equipes de servidores de duas gerências: de Imprensa e Divulgação e de Sistemas de Informações, envolvendo jornalistas, webdesigners, analistas de sistemas, consultores e técnicos de informática. O conteúdo é alimentado por diversos setores da Casa, por meio dos sistemas próprios ou diretamente, utilizando o gerenciador de conteúdo adotado. Também foi contratada a empresa Squadra para dar suporte à engenharia tecnológica.

As ferramentas escolhidas não representam custo para a Assembleia, como o software de gestão de conteúdo OpenCMS. Para se ter uma dimensão do trabalho, foram alterados 16 macrossistemas e 2,5 mil programas. São 57 mil itens de conteúdo e 388 mil mídias indexadas (arquivos de foto, áudio, imagem e texto). “É um produto coletivo que exigiu um esforço grande mas que vai ficar ainda melhor do que já está”, afirmou o coordenador técnico do projeto, Joel Cézar Neto, da Gerência-Geral de Sistemas de Informação (GSI).

Com Ascom ALMG

Notícias relacionadas