Super banner

Oratório Nossa Senhora Auxiliadora se destaca como melhor cena na I Mostra de Teatro Bem Brasil

Oratório Nossa Senhora Auxiliadora se destaca como melhor cena na I Mostra de Teatro Bem Brasil

A peça “No ambiente transformado, tem criança preocupada e bicho acuado”, do Oratório Nossa Senhora Auxiliadora, de Araxá, MG, foi a cena que se destacou em 1º lugar, seguindo os critérios dos jurados, na I Mostra de Teatro Bem Brasil “Educando para a vida”, realizada no dia 1 de novembro, no Teatro Municipal de Araxá, em Minas Gerais. Em segundo lugar ficou a cena “Os três desejos”, apresentada por alunos do Projeto AABB Comunidade, e em terceiro “A corujinha do Oh! e o trelelê da floresta”, da Escola Municipal Professor Nelson Gomes.

Participaram do projeto as escolas municipais Professor Nelson Gomes, Professora Leonilda Montandon (Caic) e de Aplicação, Oratório Nossa Senhora Auxiliadora e Projeto AABB Comunidade. A Escola Municipal Padre Inácio também esteve envolvida, mas não apresentou nenhuma peça.

 

Os destaques da mostra foram para:

As cenas que foram destaque em 1º, 2º e 3º lugar receberam troféus:

1º lugar – “No Ambiente transformado tem criança preocupada e bicho acuado” – Oratório Nossa Senhora Auxiliadora

2ª lugar  –  “Os três desejos” – Projeto AABB Comunidade

3ª lugar  – “A corujinha do oh! e o trelelê da floresta” – Escola Municipal Professor Nelson Gomes.

 

Houve entrega de medalhas para as categorias: 

Melhor roteiro – Cena “O Encontro” – Projeto AABB Comunidade

Melhor direção – Cena “No Ambiente transformado tem criança preocupada e bicho acuado” – Oratório Nossa Senhora Auxiliadora

Melhor atriz – Pyetra Mateus Alves – Cena: “A corujinha do oh! e o trelelê da floresta” – Escola Municipal Professor Nelson Gomes.

Melhor ator – Arthur Kauam Silva – Cena “Surpresa desencantada” – Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães

Melhor trilha sonora – Cena “Meio ambiente é problema da gente” – Oratório Nossa Senhora Auxiliadora

O projeto

O projeto começou em junho nas escolas de tempo integral do município de Araxá e teve a participação de alunos entre 6 e 12 anos. As instituições participantes foram acompanhadas pelo Grupontapé de Teatro, que promoveu atividades artísticas, de formação, capacitação e monitoria dos processos de criação nas escolas. Todas as atividades oferecidas pelo Grupontapé foram custeadas pelo próprio Grupo, com patrocínio da Bem Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Katia Bizinotto, atriz do Grupontapé de Teatro, definiu a Mostra como mais que positiva: “pudemos perceber que as duas propostas, tanto a conceitual em relação ao meio ambiente, quanto a proposta de desenvolvimento artístico foram alcançadas. Todas as escolas tiveram esmero na preparação das cenas, na história a ser contada, na interpretação das crianças, na produção do cenário e figurinos e por meio da assessoria artística feita pela Katia Lou e Juliana Nazar, a gente foi orientando as professoras no desenvolvimento dos  trabalhos com os alunos.” A atriz comemora,  pois o grupo tem certeza de a parceria foi um sucesso e que a semente foi plantada. “Como a nossa missão é promover o desenvolvimento humano por meio do teatro, somos gratos pela oportunidade de realizar um trabalho como esse que nos ajuda a cumprir a nossa missão. Somos gratos à Bem Brasil que tem possibilitado nos relacionar com a cidade de Araxá, seja com os artistas, com as escolas e agora com essas crianças. Jamais esqueceremos este dia e provavelmente as crianças também… foi lindo de ver!”

Para Erika Araújo, supervisora de Meio Ambiente na Bem Brasil, “ficou evidente o quanto é importante o estímulo das habilidades que se encontram nas crianças. Todas as cenas atenderam aos apelos do projeto, que já é um sucesso. Foi tão lindo que já estamos ansiosos para a segunda edição da Mostra de Teatro Bem Brasil, para 2017”.

Temática

A I Mostra de Teatro Bem Brasil é resultado de um projeto que consistiu em capacitar professores para a criação, condução e montagem de cenas teatrais juntamente com seus alunos. A temática central de todas as cenas foi o meio ambiente e a sustentabilidade; uma forma de estimular, por meio das artes cênicas, a propagação educativa de conceitos de preservação do meio ambiente junto às escolas da cidade, envolvendo alunos e professores em todo o processo criativo. A iniciativa derivou de uma parceria da Bem Brasil com o Grupontapé de Teatro e a Prefeitura Municipal de Araxá, MG, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Sobre o Projeto Mostra de Teatro “Educando para a Vida”

A iniciativa vem para reafirmar o compromisso da Bem Brasil com a educação, a arte e a sustentabilidade ambiental. A Bem Brasil sempre zelou pela sustentabilidade no âmbito sócio-ambiental; e trabalhando essa frente educativa, com professores e alunos, por meio da arte, o projeto busca resposta efetiva da sociedade. O projeto também é uma forma alertar as pessoas para a questão ambiental no resgate aos valores de preservação e a consolidar atitudes que farão parte da vida das pessoas envolvidas para sempre, mas especialmente entre as crianças, que são as promessas de futuro para uma sociedade mais justa.

Sobre o Grupontapé

Fundado em 1994, o Grupontapé distingue-se pela linguagem acessível com qualidade artística. Com uma estrutura profissional fixa continuamente requalificada, mantém uma equipe comprometida com sua Missão: promover o desenvolvimento humano por meio do teatro. Desta forma, o grupo promove projetos de grande relevância para as comunidades das cidades visitadas com seus espetáculos, cursos, treinamentos, ações de formação e sensibilização comportamental e artística para adultos e jovens. Um “Centro de referência profissional das Artes Cênicas”: assim pode ser definido o Grupontapé.

Sobre a Bem Brasil

A Bem Brasil, fabricante 100% brasileira de batata frita congelada e flocos desidratados de batata, foi fundada em dezembro de 2006, em Araxá, Minas Gerais, com investimento de R$ 50 milhões. Atualmente, a fábrica produz mais de 100 mil toneladas por ano de batata frita congelada, tem cerca de 300 colaboradores e ocupa a liderança de mercado, dentre os fabricantes nacionais, além de vigorar entre as marcas mais consumidas no país, fazendo frente competitiva a grandes marcas mundiais em seu segmento. Em 2017, a marca inaugurará uma segunda unidade fabril, desta vez no município de Perdizes, a 50 km de Araxá, e se prepara para produzir 250 mil toneladas de batata/ano, dobrando o número de empregos diretos e indiretos gerados na região.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *