Super banner

Passeata marca o encerramento da Semana da Luta Antimanicomial

Passeata marca o encerramento da Semana da Luta Antimanicomial

Fotos: Caio Aureliano

Da Redação/Caio Aureliano Para encerrar a Semana na Luta Antimanicomial em Araxá, foi realizada uma passeata saindo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) em sentido ao Centro da cidade nesta sexta-feira (17). Buzinaços, faixas e cartazes chamaram a atenção quanto ao trabalho realizado pelos dois Caps existentes em Araxá (Caps II Maria Pirola e AD) que atendem mais de 150 pacientes por mês.

A semana foi aberta no último dia 14 com exibição do filme “Estamira”. Nesta quinta-feira também foram realizadas atividades na Praça das Mangueiras. De acordo com a enfermeira do Caps AD, Karina Castro Borges da Silva, a passeata é um momento de interação com a sociedade. “A gente mostra um pouco da descontração dos Caps e dos pacientes. É de muita importância para nós essa passeata. Todos nós temos nossas dificuldades e com eles não é diferente. Os pacientes têm os mesmos direitos e deveres do que a gente. Nós temos que dar o suporte para eles viverem bem”, comenta a enfermeira.

A profissional ressalta que o tratamento nos Caps é bem diferenciado. “A gente tem outra forma de tratamento a não ser a internação. O paciente tem o contato com a sociedade e um apoio psicológico, psiquiátrico e de toda uma equipe especializada para que ele consiga se tratar sem precisa isolá-lo”.

“Aqui temos as oficinas terapêuticas, as terapias com psicólogos, acompanhamento psicológico, psiquiátrico, tem uma preparação para os usuários dos Caps que tem condição de voltar a trabalhar. Então, a gente dá todo um suporte psicossocial para esses pacientes”, acrescenta.

A realização da semana significa uma comemoração do Dia da Luta Antimanicomial – 18 de maio – que luta pela extinção dos manicômios em todo o Brasil. “A gente tem as discussões das formas de tratamento, convidamos toda a sociedade para conhecer os serviços dos Caps, ter uma interação com o paciente, uma conscientização e também uma união dos pacientes com a população”.

Os Caps ficam abertos de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Serviço

CAPS II Maria Pirola

Endereço: Rua Argenita, 570 – Santo Antônio

Telefone: (34) 3691-7138

CAPS AD (Álcool e outras Drogas)

Endereço: Rua Edmar Cunha, 135 – Santa Terezinha

Telefone: (34) 3691-7050

 

Notícias relacionadas