Super banner

Polo Mineral e Metalúrgico de Araxá vai beneficiar todo o Alto Paranaíba

Polo Mineral e Metalúrgico de Araxá vai beneficiar todo o Alto Paranaíba

O Núcleo de Excelência Mineral e Metalúrgico do Alto Paranaíba que foi inaugurado na última quinta-feira (23) pela diretoria do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em Araxá vai beneficiar a educação e o desenvolvimento na região, assim como o Laboratório de Tratamento de Minérios. Alguns laboratórios serão reformados e ampliados para atender a demanda crescente de profissionais nas áreas de processamento mineral. O objetivo é fortalecer e expandir a cadeia produtiva mínero-metalúrgica local.

A nova estrutura permitirá o aperfeiçoamento e a capacitação dos alunos do curso técnico em Mineração do Cefet e, futuramente, dos estudantes do curso de Engenharia de Minas. O local tem estrutura para oferecer cursos de curta duração para capacitação de pessoal de nível operacional de empresas mineradoras.

O projeto de ampliação e modernização do laboratório, iniciado em 2007, foi aprovado numa parceria entre o Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (Sectes) e o Cefet.

O gerente executivo do Polo, Renato Ciminelli, apresentou o conceito do polo e reforçou a intenção de se resgatar a importância de Araxá no cenário nacional e destacou a importância do Cefet nesse processo. Segundo ele, a cidade possui tradição mineral metalúrgica.

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) aprovou a verba de R$ 200 mil para aquisição dos novos equipamentos de tratamento de minérios do laboratório. Foram destinados R$ 700 mil por meio de emendas parlamentares do governo federal para construção das novas instalações do curso de mineração.

Notícias relacionadas