Super banner

Prefeitura amplia horário de funcionamento dos museus

Prefeitura amplia horário de funcionamento dos museus

Os museus de Araxá vão funcionar em novo horário a partir desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro. A Administração Municipal, através da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), definiu o novo horário para melhor atender aos visitantes. Com a ampliação, todos os museus de Araxá estarão abertos ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, aos sábados e feriados das 10h às 16h e aos domingos das 8h às 14h. Além do novo horário, os museus também vão funcionar às segundas-feiras, dias em que ficavam fechados para a limpeza.

A presidente da FCCB, Régia Côrtes, explica que a mudança visa ampliar o atendimento aos visitantes. “Nós fizemos as adequações para que possamos abrir todos os dias da semana. A manutenção será feita na primeira hora do dia. Vamos abrir às 7h e o atendimento ao público começará a partir das 8h”.

Outra novidade nos espaços culturais e históricos de Araxá é a implantação de três museus no Palácio Nagib Feres, antiga sede da Câmara Municipal, no centro da cidade. No local vão funcionar o Museu da Imagem e do Som, o Museu Sacro e o Museu Legislativo.  Régia informa que o prédio recebeu melhorias como manutenção no telhado, pintura interna e externa, sempre mantendo as características do local. “Estamos fazendo os últimos ajustes para termos condições de abrir para visitação em breve, dando maior comodidade a todos os visitantes. Dividimos o espaço por alas, o segundo andar ficou o Museu Legislativo, entrando pela porta principal do lado esquerdo, 3 salas foram destinadas para o Museus da Imagem e do Som e as outras 3 salas do lado direito, abrigam o Museu Sacro. As peças religiosas serão visitadas no local até que sejam resolvidas algumas questões como a reforma da Igreja São Sebastião”.

A presidente destaca que o Museu Legislativo está sendo ampliado numa parceria com a Câmara Municipal. As conversas foram iniciadas com o ex-presidente Fabiano Santos Cunha e já se se reuniu com o novo presidente Roberto do Sindicato, mantendo as tratativas. O Museu Legislativo terá peças novas como fotos, documentos, atas do início das reuniões, peças do acervo, sala do presidente e vários objetos para retratar com maior fidelidade, como funcionava a Câmara Municipal. “São ações extremamente importantes. A Administração Municipal tem trabalhado pautada na preocupação com todas as áreas, inclusive cultura e turismo, investindo na abertura dos museus que são visitados por turistas e araxaenses”.

O acesso aos Museus Calmon Barreto, Memorial, Centro de Referência da Cultura Negra, Museu da Imagem e do Som, Museu Sacro e Museu Legislativo é gratuito para os moradores de Araxá às quartas-feiras. Os turistas pagam R$ 5,00 (cinco reais) pelo passaporte que dá direito à visitação em todos os espaços, mas, por enquanto, os três museus do Palácio Nagib Feres, ainda não estão abertos à visitação.

  • calmon_30012019
  • cultura_30012019
  • memorial_30012019
  • nagib_30012019

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *