Super banner

Prefeitura de Araxá realiza Prova de Certificação de Diretor Escolar da Rede Municipal

Prefeitura de Araxá realiza Prova de Certificação de Diretor Escolar da Rede Municipal

A Prefeitura de Araxá realizou o Processo Seletivo Interno de Certificação para Diretor Escolar da Rede Municipal de Ensino, neste domingo (19), na Escola Delfim Moreira, com o comparecimento de 162 profissionais entre os 181 inscritos.

A ação regulamenta a escolha das futuras equipes e credencia um banco de candidatos para o cargo diretivo que será definido por meio de consulta à comunidade escolar, no dia 20 de dezembro.

O processo segue os critérios técnicos de mérito e desempenho para a candidatura ao pleito. Entre esses critérios, estão a Certificação Ocupacional para participação de candidatos no processo de escolha de diretor; possuir graduação em Pedagogia; apresentação do plano de ação para implementação na comunidade, abordando aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos da unidade de ensino.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Zulma Moreira, o processo não é um concurso público para nomeação em cargo ou função pública e, sim, uma certificação de pré-requisito para participação no processo de escolha de diretor escolar.

Ela diz que o objetivo é realizar a gestão democrática das escolas e cumprir as condicionalidades da legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Estamos cumprindo um dos compromissos assumidos pela Administração Municipal, de oferecer uma gestão democrática, com base nos critérios técnicos de mérito e desempenho em cumprimento ao Plano Municipal de Educação e às condicionalidades do Fundeb. Quando o resultado oficial estiver concluído, os profissionais que passaram na prova já estarão aptos a montar sua chapa em cada Unidade Escolar para participar da eleição”, explica.

O prefeito Robson Magela acrescenta que é por meio da eleição que a Comunidade Escolar passa a ser diretamente participativa na escolha dos diretores escolares. “Essa é uma antiga demanda que prontamente está sendo pela Prefeitura de Araxá. O objetivo da eleição é garantir a democracia na escolha da gestão escolar, com autonomia pedagógica e administrativa nas escolas”, reitera.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *