Super banner

Prefeitura e Sebrae lançam projeto de consultoria para açougues

Prefeitura e Sebrae lançam projeto de consultoria para açougues

Proprietários e funcionários de casas de carnes e supermercados estiveram presentes na Central de Atendimento ao Trabalhador (CAT) para receberem orientações quanto à manipulação de carnes e ao espaço físico dos açougues.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, da Vigilância à Saúde e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O trabalho será feito em três etapas, onde, no primeiro momento, quatro profissionais – um engenheiro de segurança, um técnico de segurança, um fisioterapeuta e um biomédico – visitarão cada açougue e farão um relatório do que deve passar por adequação. Depois, será estabelecido um prazo entre a Vigilância à Saúde e açougues para readaptar e modelar os estabelecimentos e, no terceiro momento, a inspeção e vistoria.

A coordenadora da Vigilância à Saúde, Maria Célia de Castro, afirma que haverá inspeção em todos os estabelecimentos, mas, antes, acontecerá uma visita de cunho educativo para orientar os profissionais. Segundo ela, esse processo garante qualidade e segurança ao consumidor: “Nós temos uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos que a população consome.”

Para o prefeito Jeová Moreira da Costa, o trabalho precisa acontecer, mas de acordo com as condições de cada açougue: “É preciso antes que seja feito um trabalho de conscientização, pois, os açougues já foram construídos e precisam se adequar aos poucos. Nós daremos todo o apoio que os comerciantes precisarem para regularizar seus estabelecimentos”, diz.

A secretária Alda Sandra Barbosa Marques acredita que o projeto irá contribuir com a melhoria da qualidade sem prejudicar os comerciantes. Segundo ela, a iniciativa é interessante porque os vigilantes vão inspecionar, mas, sem multas e interdição: “Dessa forma, daremos a oportunidade àqueles que estão irregulares de melhorar suas condições.”

Notícias relacionadas