Super banner
Super banner

Prefeitura interdita rampa de acesso à Fonte Luminosa

Prefeitura interdita rampa de acesso à Fonte Luminosa

Fotos: Sergio Gomes e Caio Aureliano

Da Redação/Caio Aureliano A administração municipal interditou a rampa de acesso à Fonte Luminosa do Teatro Municipal. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges, diz que a obra deve durar a 45 dias e que vai ser feito um reparo no local que cedeu após nove meses da inauguração.

João Bosco Borges disse que na rampa teve um problema estrutural. “Nós estamos monitorando esse problema já há oito meses e chegou o momento da gente fazer a recuperação da estrutura. Nesse tipo de obra pode acontecer algum tipo de problema. Nós tivemos (problema) na parte aonde que faz a curva da rampa, ela abateu um pouco. Com isso, vamos fazer a intervenção”, salienta o secretário.

O secretário afirma que a prefeitura contratou uma empresa especializada em recuperação de estrutura. “Vamos fazer o escoramento, assim que a empresa fornecer o projeto que acredito que esteja concluído dentro de 10 dias. A rampa não corre o risco de desabar, mas se a gente não fizer a intervenção no momento exato, com o tempo, ela pode vir a desabar”.

“O que causou o problema foi o dimensionamento que o calculista deu na estrutura de sustentação que é uma parte que fica aérea que não foi suficiente. Com isso, a rampa veio acomodando lentamente, foi quando percebemos e começamos fazer o monitoramento. O prazo e custo depende do projeto ainda que está em fase de conclusão. Com certeza, não é um custo alto e deve girar em torno de R$ 50 a R$ 60 mil”, coloca o secretário.

“O primeiro passo é fazer o escoramento, fechar o canteiro onde será realizada a obra, começar a retirada dos granitos para recuperá-los e recolocá-los no momento oportuno e dar a preparação para iniciar a obra”, afirma. João Bosco diz que os responsáveis técnicos serão acionados pela Prefeitura, cada um com a sua responsabilidade.

João Bosco destaca que a recuperação da estrutura que será promovida posteriormente pela Prefeitura não tem ligação nenhuma com Teatro Municipal ou com a vistoria do Corpo de Bombeiros, realizada na última semana. “São coisas totalmente distintas. O Corpo de Bombeiros mexe com a parte de segurança que é combate de incêndio e pânico. O Teatro (Municipal) é uma estrutura e o mirante (rampa) é outra estrutura. Com relações às solicitações dos bombeiros, já tomamos as providências para atender e não haverá problema algum”, destaca o secretário.

João Bosco revela outros problemas de estrutura na obra da Av. Antônio Carlos. “A manta de impermeabilização subiu, mas não está com vazamento. Ela apenas descolou da estrutura de concreto e subiu. Ela está trabalhando perfeitamente. Nós vamos esvaziar a fonte e fazer a manutenção na parte que é de impermeabilização. Uma das bombas da fonte quebrou e solicitando uma reserva”.

Funcionamento normal

Durante a recuperação de estrutura da rampa, os espetáculos programados para o Teatro Municipal acontecerão normalmente. “Não temos nenhum espetáculo adiado, inclusive, a gente tem o festival de inverno na quinta-feira (12), temos o Gonzagão (nos dias 14 e 15 deste mês), semana que vem tem o Sonora Brasil, continua normal. Nós vamos colocar uma entrada aqui na lateral aonde o tapume termina, então, as pessoas podem entrar sem problema”, esclarece. 

Notícias relacionadas