Da Redação/Jorge Mourão – Com o fechamento do Hotel Colombo e a desapropriação por R$ 3 milhões da área de 80 mil m² (hotel e demais estruturas) pela prefeitura, o histórico prédio situado na Estância Hidromineral do Barreiro deve abrigar a sede administrativa, cursos de pós-graduação, consultoria e pesquisa do projeto Cidade da Tecnologia e Inovação de Araxá, idealizada pelo prefeito Jeová Moreira da Costa.
Em apresentação do projeto promovido nesta semana, no campus do Cefet-MG em Araxá, além de destacar a sede administrativa como centro dos trabalhos, o evento destacou que entre os cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado previstos para funcionarem na antiga edificação serão promovidos em parceria com universidades internacionais nas áreas de Medicina, Direito, Economia, Administração Pública, Filosofia, Arquitetura, Arqueologia, Gestão de Conflitos e Sociologia.
Já o setor de pesquisa e consultoria abrangeria as áreas de Saúde Pública, Educação, Geografia Humana, Meio Ambiente, Políticas Públicas e Energia.
Além disso, o extinto hotel abrigaria residência para estudantes de professores estrangeiros, projetos de pesquisa e seminários internacionais.
Além dos R$ 3 milhões com a desapropriação, as danificações com os 80 anos de atividades do Hotel Colombo exigem investimentos para reforma geral antes de ser transformado na sede administrativa da Cidade Tecnológica.