Super banner
Super banner

Prefeitura promove Dia D de Contratação da Pessoa com Deficiência

Prefeitura promove Dia D de Contratação da Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação Tecnológica (Sedete), em parceria com o Ministério do Trabalho, promoveu o Dia D – Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na sexta-feira (30), no Teatro Municipal.

O evento reuniu 19 empresas que ofereceram 50 vagas. O assessor da secretaria, Saulo Araújo Aguiar, ressalta que o Ministério do Trabalho vem fazendo ações junto às empresas para que cada uma consiga preencher a sua cota de funcionários com deficiência, uma vez que elas têm dificuldades para incluir essas pessoas por vários motivos.

“É uma oportunidade que a pessoa com deficiência tem para obter inclusão profissional e de as empresas estarem preenchendo essas vagas.  As pessoas com deficiência apresentam os currículos, fazem as entrevistas e as empresas vão avaliar se o perfil se encaixa nas vagas oferecidas, essa aproximação é muito importante.”

A assistente social do INSS, Vanessa Correa de Faria, representou o Programa de Educação Previdenciária (PEP) no evento. Ela explica que estão divulgando informações sobre os serviços e benefícios, na expectativa de aumentar a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e também na vida social. “A partir do momento que eles têm informação sobre os seus direitos fica mais fácil conquistar e lutar pela manutenção deles.”

A diretora da Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Maria Conceição Aguiar (Cota), reforça que essas ações são uma alerta para que a comunidade empresarial disponibilize as vagas obrigatórias e para que as pessoas com deficiência ocupem seu espaço no mercado de trabalho. “É um momento de sensibilização, conscientização e de abrir oportunidades.”

Roseli Aparecida da Silva tem 33 anos é deficiente visual. Ela diz que o Dia D é muito importante para que a empresa conheça pessoalmente o candidato e avalie em qual vaga a pessoa pode ser contratada. “É um dia muito especial para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho e tenho fé em Deus que vai dar tudo certo.”

Entre as empresas participantes, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) ofereceu o maior número de vagas, são 19. A assistente social Jaqueline Aparecida Santana ressalta que a empresa preza pela responsabilidade social.

“A inclusão é algo que a CBMM tem preocupação e faz o processo de contratação com todo o acompanhamento para que a pessoa seja capacitada e reconhecida como profissional inclusivo. “Não é simplesmente o cumprimento da cota para a exigência da lei, mas sim que o profissional seja inserido no mercado de trabalho e faça a diferença na nossa empresa.”

O secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha, destaca que a secretaria contribui para a oferta de vários benefícios e trabalha permanente para garantir as conquistas das pessoas com deficiência. “O Dia D é sempre uma oportunidade para refletirmos. As empresas tem a obrigação legal de contratar, mas falta mão de obra qualificada. A pessoa com deficiência não consegue entender onde estão as empresas com as vagas abertas. Quando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do Sine aproxima quem tem a oferta de quem está precisando trabalhar, com certeza os resultados estão garantidos.”

As vagas que não forem preenchidas serão divulgadas diariamente através do Sine, no site da Prefeitura de Araxá. Outras informações pelos telefones (34) 3691-7049 / 3691-7046.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x