Super banner

Presidente da Câmara pede agilidade no uso do plenário

Presidente da Câmara pede agilidade no uso do plenário

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Rosa, solicitou que os vereadores respeitem o tempo regimental da Casa para o uso do plenário durante as reuniões. O regimento interno diz que cada vereador tem 15 minutos, com prorrogação por mais 10, porém o tempo médio dos legisladores na última reunião foi de 30 minutos, sendo que alguns vereadores falaram por 45 minutos.

“Vou sugerir aos vereadores que se dividam em duas turmas, quatro falam e uma reunião e quatro em outra, e ficaria um pêndulo, um vereador esporádico a cada reunião. Assim, teríamos a participação de cinco vereadores no plenário a cada dia.”

O presidente afirma que a decisão será tomada em conjunto com os demais vereadores. “Nós vamos conversar e fazer por consenso ou senão eles passam a respeitar os 15 minutos, que é o regimental e dão oportunidade para todos participarem”, diz.

A Câmara Municipal tem contrato com a Rádio Cidade, que transmite as reuniões à noite e a Imbiara que acompanha ao vivo. Na última reunião, os projetos foram votados sem a transmissão da Imbiara por causa do tempo extrapolado no uso do plenário. Com isso, quem acompanhava ao vivo, ficou sem saber o que a Câmara aprovou.

Roberto acredita que 15 minutos seja um bom tempo para os vereadores fazerem uso do plenário. “E o regimento interno ainda fala que o vereador pode pedir mais 10 minutos de prorrogação, podendo chegar a 25. Se dividirmos em quatro turmas, todos terão oportunidade de falar e dará tempo de votar os projetos dentro do prazo preciso”, destaca.

Notícias relacionadas