Super banner
Super banner

Presidente da CBMM é condecorado com título de Industrial do Ano

Presidente da CBMM é condecorado com título de Industrial do Ano

Foto: Guilherme Scarpellini

“É possível sim fazer mineração sustentável”. Foram essas as palavras do presidente da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro, ao receber o título Industrial do Ano de 2015 da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entregue pelo governador do Estado, Fernando Pimentel e pelo presidente da Fiemg, Olávo Machado Junior. A cerimônia realizada na noite da última quinta-feira (21), no Expominas, em Belo Horizonte, foi marcada também, pela entrega do Mérito Industrial a outros 15 empresários mineiros.

Estendendo a homenagem aos seus pares homenageados na ocasião, Tadeu Carneiro defendeu a necessidade do empresariado brasileiro de auspiciar o futuro com otimismo, de modo a enfrentar o cenário inóspito atual da economia brasileira. “Devemos saber interpretar esse momento, trabalhar com sabedoria e abandonar o pessimismo para sairmos dessa situação”, ponderou.

Carneiro destacou, ainda, a política adotada pela companhia mineradora quando ainda era um projeto, há 60 anos. Para ele, o comprometimento com a atividade industrial, pautada na sustentabilidade, na ética e no desenvolvimento socioeconômico, compuseram os pilares centrais para o sucesso da empresa, bem como para alavancar o aporte da CBMM no desenvolvimento econômico do Estado. De acordo com Carneiro, o programa estadual sustentável deve ser sustentado pela premissa de que todo os atores envolvidos saem beneficiados. “É preciso que o colaborador ganhe, que a população ganhe, que os acionistas ganhem e que o ambiente ganhe”, assinalou.

Segundo Carneiro, a CBMM representa uma das companhias brasileiras mais comprometidas com a sustentbilidade. De acordo com dados apresentados pelo presidente, 95% da água utilizada na extração e no beneficiamento do nióbio é reciclada. “Nossa meta é atingir 97% de reciclagem em um futuro próximo”, disse. Ele ressaltou ainda que o comprometimento da mineradora no desenvolvimento sustentável é traçado pelos aspectos sociais, econômicos e, sobretudo, ambiental.

Tadeu Carneiro é natural de São José do Rio Preto, em São Paulo, e é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A sua relação com uma das maiores companhias de extração mineral do mundo começou no final da década de 70, quando ainda era estagiário. Na época, ele estudava os efeitos do nióbio em aços-ferramenta, em um programa promovido pela CBMM em parceria com Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Desde então, Carneiro aprimorou seu conhecimento na atividade mineral e se especializou, quando, em 1988, foi admitido pela CBMM no cargo de Desenvolvimento de Mercado. Hoje, presidente da CBMM, Tadeu Carneiro recebeu, ao longo de sua carreia, diversas condecorações e, inclusive, reconhecimento internacional.

Com Guilherme Scarpellini

Notícias relacionadas