Super banner

PRF apresenta aos vereadores ações contra exploração sexual de menores

PRF apresenta aos vereadores ações contra exploração sexual de menores

O Fórum Comunitário da Câmara Municipal de Araxá recebeu na tarde de hoje (3) integrantes da Comissão de Direitos Humanos da 4ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal (SRPRF/MG), sediada em Contagem. O objetivo foi apresentar a política de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil e ao trabalho infantil desenvolvida pela PRF/MG.

De acordo com o superintendente substituto, inspetor Helênio Romualdo de Almeida, a comissão promoverá debates em Araxá com representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação, além de entidades do setor, para orientar e ajudar crianças e adolescentes que sofrem abusos. O trabalho é realizado em diversos municípios do Estado. A comissão também esteve reunida com o prefeito Jeová Moreira da Costa.

“Vamos disseminar e propagar ideias a respeito dos direitos humanos, não somente no âmbito dos policiais rodoviários federais, mas em toda a comunidade, além de trazer às autoridades como a PRF tem enfrentado o problema. Participamos da Campanha Proteja Nossas Crianças (do governo de Minas) e estamos engajados com a comunidade, e aqui em Araxá não poderia ser diferente”, explica Helênio.

PRF apresenta aos vereadores ações contra exploração sexual de menores 1

“Não quer dizer que especialmente em Araxá os problemas sejam maiores, absolutamente, queremos participar de uma forma preventiva com a comunidade, através da nossa experiência, para que os problemas possam ser minimizados”, acrescenta.

O superintende diz que o desenvolvimento do trabalho da comissão conta com parcerias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Secretara Especial de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

“A Câmara vai ser parceira da PRF. É um trabalho inovador em prol das crianças de Araxá e do Brasil. Estamos felizes em ter recebido a comissão, que faz um excelente trabalho, e Araxá terá a oportunidade de receber as palestras, caminhando junto com a PRF”, destaca o presidente da Câmara, Carlos Roberto Rosa.

PRF apresenta aos vereadores ações contra exploração sexual de menores 2

Todos os vereadores participaram da reunião. Além de Helênio, pela comissão estiveram presentes os inspetores Wanderson Rogério dos Santos Morais e Theresa Cristina Costa Veloso Bastos. A Delegacia da PRF em Araxá foi representada pelos inspetores Lázaro Durval Montandon e Cláudio Emerson Barbosa Pacheco.

Balanço

O número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes recebidas pelo Disque Direitos Humanos cresceu 21% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado (547 contra 450).

Os crimes mais denunciados foram violência física intrafamiliar, com 233 ligações, e negligência e abandono, com 169 denúncias.

Notícias relacionadas