Super banner

Procon alerta sobre golpe da lista telefônica

Procon alerta sobre golpe da lista telefônica

A Prefeitura de Araxá, através do Programa Municipal de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon), alerta a população sobre o Golpe da Lista Telefônica que continua vitimando os empresários da cidade e da região. Empresários recebem uma ligação telefônica por parte de “editoras de listas telefônicas” ou empresas de publicidade, pedindo para atualizar os seus dados cadastrais com o intuito de renovar, sem custos, contrato de divulgação gratuita no site ou publicação em lista telefônica. Geralmente a ligação é atendida por um funcionário da empresa e os golpistas argumentam que, por se tratar de um serviço sem custo, o mesmo pode autorizar, ou este é induzido a se qualificar como gerente da empresa e assinar.

Em seguida, os golpistas enviam um documento por e-mail pedindo para o funcionário ou o empresário assinar, carimbar e devolver. Nesse documento é dado grande destaque para os dados da empresa, mas, logo abaixo, em letras bem pequenas, aparece o valor do contrato, que geralmente é dividido em 12 parcelas de valor alto. “O golpe é feito realmente com a intenção de enganar. Tanto que, passados os 07 dias do prazo de arrependimento, eles começam a cobrar algo que ainda nem venceu, pois a intenção é receber logo a multa rescisória”, destaca Neida Reis, assessora jurídica do Procon Araxá.

Ela ainda acrescenta que alguns golpistas ligam para as vítimas dizendo ser do Cartório de Protesto ou um escritório de advocacia, cobrando o pagamento do título, sob pena de protestá-lo.  A Secretária Executiva do Procon Araxá, Belma Nolli, aconselha que quem for vítima deste golpe, registre um Boletim de Ocorrência junto ao Departamento de Polícia, reúna o maior número possível de documentos enviados pela empresa golpista e procure o PROCON para registrar a reclamação.

O Procon orienta as empresas para não caírem no golpe:

·         Oriente funcionários a jamais repassarem dados ou qualquer outra informação via telefone ou email;

·         Não efetue contratações por telefone ou verbalmente com quem você desconhece.

·         Antes de passar quaisquer dados da empresa certifique-se com quem está falando. Nunca forneçam dados pessoais ou da empresa a desconhecidos.

·         Não assine qualquer recibo, formulário, contrato ou qualquer espécie de documento sem ler todas as cláusulas atentamente;

·         Não aceite documentos com campos em branco que permitam o preenchimento posterior.

·         Fique atento a cláusulas escritas com letras de tamanho menor do que das demais.

·         Não exponha os dados cadastrais da empresa em cartões de visitas

·         Nenhum Cartório liga para a empresa informando o Protesto ou ameaçando.

Mais orientações podem ser solicitadas no contato do Procon Araxá, (34) 3662-2444.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *