Procon Araxá orienta para compras de Natal

Procon Araxá orienta para compras de Natal

O Natal está se aproximando e muitas lojas estão com as vitrines repletas de opções e promoções para atrair a atenção dos consumidores. O Procon de Araxá, órgão responsável pela proteção e defesa do consumidor, faz uma série de recomendações para que as pessoas se atentem ao fazer as compras de dezembro.

De acordo com a secretária executiva do órgão, Belma Nolli, planejar os gastos é essencial para fugir das tentações das novidades e não comprar nada que não seja realmente necessário.

Escolhido o presente, o consumidor tem que pesquisar preços. A pesquisa também deve ser feita se a opção for comprar pela Internet. Como acontece com as demais compras efetuadas fora de estabelecimento comercial (catálogo, telefone, porta a porta), nas compras pela Internet, o consumidor tem prazo de sete dias após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação.

O Procon de Araxá alerta que as informações sobre o preço à vista e a prazo, o número de parcelas e as taxas de juros mensal e anual devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara. Sempre que possível é preferível comprar à vista e pechinchar descontos. Se a compra for a prazo o consumidor deve ficar atento às taxas de juros e número de parcelas para evitar gastos desnecessários.

“É importante ainda conhecer o produto que se pretende comprar”, aconselha Belma. Assim, ao comprar um eletroeletrônico, a recomendação é pedir uma demonstração do produto para conferir se está funcionando corretamente. Verificar se o manual de instruções está em português e se o certificado de garantia e a nota fiscal acompanham a mercadoria também é fundamental.

No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

Orientações podem ser solicitadas através do seguinte canal de atendimento do PROCON ARAXÁ: (34) 3662.2444

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *