Super banner
Super banner

Produção mineira de soja pode atingir 2,7 milhões de toneladas

Produção mineira de soja pode atingir 2,7 milhões de toneladas

Produção mineira de soja pode atingir 2,7 milhões de toneladas

De acordo com avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a boa cotação da soja no mercado internacional e a demanda crescente no mercado interno, nas últimas temporadas, têm estimulado os agricultores a ampliar a área de cultivo para aumentar a safra. O segundo levantamento de plantio da safra 2013/14, realizado pela Conab, mostra que a produção estadual de soja pode alcançar 3,7 milhões de toneladas, aumento de 9,4% ante os 3,4 milhões de toneladas registrados na temporada anterior.

Para o secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, merecem destaque os investimentos em máquinas e tecnologia realizados pelos agricultores em busca da expansão das lavouras, que deverão atingir cerca de 1,2 mil hectares, um aumento da ordem de 8% em relação à área da safra anterior.

“Os produtores estão confiantes no aumento da receita por meio das vendas internas do produto, principalmente para a fabricação de óleo comestível e ração animal”, enfatiza Nascimento. “Apostam também no aumento das exportações, contando principalmente com a possibilidade de grandes embarques para a China, maior comprador da soja brasileira.”

O preço da soja teve oscilações no mercado interno, no primeiro semestre, conforme dados divulgados do Cepea/Esalq. Já no segundo semestre, tiveram destaque os meses de setembro e outubro, pois a cotação da saca de 60 quilos alcançou R$ 73,4 e R$ 73,8, respectivamente, possibilitando a previsão de mercado firme durante todo o período.

A Conab prevê também aumento da safra mineira de trigo, que deve alcançar na safra atual 119,8 mil toneladas, volume 48,5% maior que o registrado no período anterior. Neste caso, o crescimento estimado da área cultivada é de 68,4%, pois está prevista a ocupação de 36,2 mil hectares com as plantações do cereal no Estado.

Nascimento explica que o governo de Minas apoia a produção do cereal por meio do Programa de Desenvolvimento da Competitividade da Cadeia do Trigo (Comtrigo), criado pela Seapa. O programa atua em parceria com as entidades privadas do setor e seu objetivo principal é a recuperação da competitividade da cadeia produtiva do trigo nos mercados nacional e internacional. “O Comtrigo alcança toda a cadeia do trigo, ajudando na melhoria da qualidade do cereal e na modernização das indústrias do setor.”

Outro produto mineiro em destaque no Segundo Levantamento da Intenção de Plantio da safra 2013/14 é o algodão, que pode alcançar 80,7 mil toneladas, uma variação positiva de 19,6%. Neste período, a área cultivada deve atingir 21,7 mil hectares, na comparação com os 20 mil hectares registrados na safra anterior.

No caso do algodão, o governo do Estado contribui para o fortalecimento do setor por intermédio do Programa Mineiro de Incentivo à Cultura do Algodão (Proalminas), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “Por meio do Proalminas, que tem o suporte do fundo Algominas, está garantida a aquisição de toda a produção de algodão do Estado pelas indústrias têxteis, ao preço de mercado estabelecido pela Bolsa Cepea/Esalq, com acréscimo de 7,85%”, completa o secretário.

Safra de grãos – MG

2013/14 X 2012/13

Soja

3,7 milhões de t (+9,4%)

Área: 1,2 mil ha (+8%)   

Trigo

119,8 mil t (+48,5%)

Área: 36,2 mil ha (+68,4%)

Algodão

80,7 mil t (+19,6%)

Área: 21,7 mil ha (+8,5%)

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) – Assessoria de Comunicação Social

Notícias relacionadas