Super banner

Professores da rede municipal são capacitados para o ProInfo

Professores da rede municipal são capacitados para o ProInfo

A Biblioteca Central do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) foi pioneira na instalação do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) na cidade. Desde outubro de 2008 a biblioteca foi credenciada para receber a Estação que atende alunos da Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães, anexa à faculdade.

O ProInfo é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com os estados e municípios. O objetivo é disponibilizar computadores para promover a inclusão digital nas escolas públicas.

A meta é melhorar o processo de ensino e de aprendizagem através do uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).  Segundo a coordenadora da Biblioteca do Uniaraxá, Maria Clara Fonseca, o programa leva o aluno a desenvolver habilidades de selecionar, ter ação reflexiva e aprender onde e como encontrar a informação relevante.

A partir do mês de abril, professores de escolas municipais credenciadas para instalar o ProInfo estão participando de capacitação na biblioteca do Uniaraxá. As informações sobre o programa e uso dele nas escolas estão sendo repassadas em três encontros, a profissionais que serão multiplicadores do ProInfo nas suas instituições de ensino.

No primeiro treinamento, foram atendidos professores das escolas municipais Eunice Weaver, Professora Leonilda Montandon (Caic) e Professor Nélson Gomes. Na próxima semana, mais uma etapa de treinamentos será realizada com representantes das escolas municipais Francisco Primo de Melo, José Bento e Aziz J. Chaer.

O reitor do Uniaraxá, Válter Gomes, juntamente com professores e representantes da Prefeitura de Araxá visitaram recentemente a Estação ProInfo e na oportunidade enalteceu esta parceria com a Prefeitura.

Ele disse que a biblioteca do Uniaraxá foi escolhida para ser o piloto do programa por possuir instalações e ambiente adequados para a operação dos equipamentos, oferecendo uma boa base para a expansão do projeto com sucesso.

Notícias relacionadas